Vereadores pedem melhor estrutura para serviço veterinário de Ibiam

Primeira sessão remota do mês de maio foi realizada nesta terça-feira (04).

Seguindo o horário marcado às 19h30 de terças-feiras a presidente da Câmara de Vereadores de Ibiam, Cassia Costa Pivetta (PP) declarou aberta a primeira sessão remota do mês de maio. Confirmaram participação todos os vereadores da atual legislatura.

Aprovada a ata da reunião anterior e apresentado os expedientes recebidos pela Câmara nos últimos sete dias, foi colocado para analise a Indicação do vereador Cléber Cordeiro Dissegna (CIDADANIA) que sugere à Secretaria de Agricultura do município de Ibiam que viabilize uma sala para atuação do Médico Veterinário e atendimento aos agricultores. Que a sala seja equipada com laboratório, aparelho de ultrassom, materiais para realização de exames de brucelose e tuberculose de animais, também  para a castração de animais domésticos e de rua e, por fim disponibilizar um veículo para uso do médico veterinário, para a efetivação do atendimento aos produtores.

Em sua justificativa o vereador argumenta que Ibiam é essencialmente agrícola, e como forma de incentivo aos produtores, é necessário que o município ofereça esses serviços, garantindo um serviço público de qualidade.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) que também é profissional médico veterinário do município de Ibiam julga importante a Indicação, especialmente, com relação a veículo próprio para o setor e o ultrassom para diagnóstico nas propriedades. Ele esclarece que houve um crescimento da pecuária do município nos últimos anos mas, a infraestrutura veterinária não acompanhou esta evolução.

A Indicação foi aprovada de forma unânime.

Ainda houve Indicação dos vereadores Miguel Felicetti, Célio Ramos, Camilo Gatti e Clóvis Souza, todos do MDB, para que através da Secretaria de Obras, seja realizado melhorias na Servidão de acesso até a propriedade da Senhora Vanilde Trevisol e do Senhor Amadeu Borges de Souza, Jurema Padilha, Luiz Álvaro Ramos e demais proprietários na Rua São Sebastião.

Também solicitam que o Município analise a viabilidade, de declarar a servidão de utilidade pública, passar o domínio para a Prefeitura, e fazer o calçamento.

Na justificativa os vereadores argumentam que a senhora Vanilde Trevisol tem problemas de saúde e acamada, a servidão está sem condições de tráfego para veículos, os profissionais da saúde tem que subir a pé para atendimentos, o morador tem carro mas não sai com o veículo por medo de não conseguir retornar a sua residência, e ainda os demais moradores também relatam muita dificuldade.

O vereador Camilo Gatti (MDB) reforçou a necessidade de providências no acesso àquela servidão visando dar condições de entrada e saída da residência de Vanilde para auxilio no tratamento de sua saúde.

O vereador Miguel Feliceti (MDB) recordou que a cobrança é antiga e, pede urgência para resolução da situação precária de acesso pela servidão.

A Indicação foi aprovada por todos os vereadores.

Os mesmos quatro vereadores do MDB também apresentaram Requerimento ao Prefeito de Ibiam para que informe a Câmara de Vereadores as ações realizadas no ano de 2021, frente à falta de água nas propriedades rurais do Município, bem como relatório das ações da Defesa Civil Municipal.

Na justificativa alegam que as informações são para fins de fiscalização.

Camilo Gatti (MDB) explica que há cobranças dos moradores do interior pela falta de água para consumo humano e para os animais. Cita que alguns casos as pessoas estão puxando água de balde. Quer saber por que não há máquinas para abertura de fontes ou perfuração de novos poços artesianos no município.

Miguel Feliceti (MDB) reconhece que houve alguns poços foram perfurados mas, não foi suficiente. Acredita que com cinco novos poços abertos possa auxiliar em tempo de estiagem. Miguel sugere que poços nas comunidades de Santo Alécio, Rui Barbosa, São Sebastião, Linha Nova e Cerro Azul.

O requerimento foi aprovado por unanimidade.

A presidente, vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) comunicou não haver pauta na Ordem do Dia.

Convocou os integrantes da Mesa Diretora para se fazerem presentes na terça-feira (11) às 14h15 na Câmara para acompanhar esclarecimentos do gerente da Caixa Econômica relacionado a consignado.

Cassia finalizou a sessão, convidando os vereadores para a próxima reunião ordinária remota a ser realizada dia 11 de maio, às 19h30.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam