Vereadores de Ibiam sugerem reforço na segurança das unidades de ensino do município

Encerrando o calendário de sessões do mês de maio da Câmara de Vereadores de Ibiam foi realizada nesta terça-feira (25) reunião remota com a participação de todos os parlamentares e sob o comando da presidente vereadora Cassia Costa Pivetta (PP).

Aprovada a ata da sessão anterior o secretário apresentou o ofício encaminhado à Câmara de Ibiam do Prefeito em resposta aos Vereadores sobre ações de enfretamento da estiagem no interior do município. No comunicado há informação de duas licitações realizadas em agosto e novembro de 2020, para perfuração de 4 poços artesianos. Sendo que até o momento apenas uma perfuração foi feita em Linha Pascoal, sem êxito. Estão programados aberturas de poços em Linha Central e Linha União. O quarto poço não tem local definido pela Administração. A expectativa que as perfurações iniciem nos próximos dias. Ainda informa que neste mês realizou transporte de 56 mil litros de água para o interior em prol da agricultura.

Durante a reunião a vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) apresentou Indicação na qual sugere a Secretaria de Educação, que sejam feitas as manutenções necessárias no Centro Educacional Eliziane Titon e na creche municipal, com a instalação de portão eletrônico, alarme, muros e grades altas, a fim de proporcionar segurança aos alunos, professores e servidores.

A vereadora justifica que a medida se faz necessária para proporcionar segurança e prevenção as crianças. Durante sua explanação argumentou que haja a contratação de vigilantes também nas escolas.

A indicação foi aprovada por unanimidade.

Na sequencia houve apreciação de Requerimento proposta pelos vereadores Camilo Gatti, Célio Ramos e Clóvis Souza, todos do MDB, que solicitam ao Prefeito de Ibiam para que informe  à Câmara de Vereadores, os critérios usados para escolha e nomeação dos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico  (CODEMI)  através do decreto 3636 de 20 de Maio de 2021. O pedido é justificado para fins de fiscalização.

Durante a discussão o vereador Célio Lucas Ramos (MDB) julga importante o papel do referido Conselho mas, é necessário que haja representação sem conveniência política na escolha dos membros. Espera que o prefeito revogue o decreto e oportunize a formação do CODEMI com a devida representatividade necessária.

O vereador Camilo Gatti (MDB) reforçou o pedido para estender a participação de todas as entidades no Conselho pelas discussões que envolve o desenvolvimento urbano e rural do município.

O Requerimento foi aprovado com 5 votos favoráveis e 3 contrários sendo de Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP), Anderson Trevisol (PP) e Cleber Dissegna (CIDADANIA).

A presidente comunicou que não há pauta na Ordem do Dia e antes de encerrar a reunião remota repassou o calendário de sessões do mês de junho.

Finalizando, Cassia Costa Pivetta (PP) convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária em 1º de junho às 19h30.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam