Vereadores de Ibiam solicitam melhorias na Segurança e Saúde do município

Sessão ordinária foi realizada na noite desta terça-feira (1º) dentro do calendário do mês de junho.

Os vereadores de Ibiam, de forma remota devido a  pandemia, realizaram sessão ordinária na noite desta terça-feira (1º) dentro do calendário do mês de junho.

A presidente Cassia Costa Piveta (PP) teve a confirmação da aprovação da ata da reunião anterior e das correspondências recebidas pela Câmara na última semana.

Na oportunidade houve Indicação dos vereadores Camilo Gatti e Clóvis de Souza ambos do MDB que sugere ao Sugerimos  ao Prefeito de Ibiam para que faça a contratação de mais um Técnico de Enfermagem para Secretaria de Saúde. Além da necessidade para atendimento da demanda em campanhas de vacinação e atendimento domiciliar, argumentam que há viabilidade financeira do município tendo em vista que na ultima audiência pública,  Ibiam aplicou no 1º quadrimestre apenas 14% dos recursos na Saúde, abaixo dos 15% exigidos por lei.

Aberta discussão, o vereador Célio Lucas Ramos (MDB)  explicou que havia três profissionais mas, se aposentaram e como neste ano não pode ser feito concurso que haja  processo seletivo para auxiliar neste tempo de pandemia. Ele reforça também a necessidade de contratação de profissionais para higienização e limpeza. Célio espera que os pedidos sejam atendidos pelo prefeito.

O vereador Anderson Trevisol (PP) parabenizou pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde na vigência desta pandemia, ainda enalteceu o atendimento residencial realizado por meio de veículo próprio e profissional qualificado no município de Ibiam.

Cleber Dissegna (CIDADANIA) avalia que esta sendo feito um bom trabalho na Saúde, mesmo que tenha algo a melhorar. Julga que toda a Indicação é bem vinda para melhorar a gestão. Ao parabenizar a Administração de Ibiam no enfrentamento da pandemia, e enfatiza a importância de saber as necessidades da saúde para definição de cargos visando garantir maior eficiência e agilidade no atendimento da população.

Também deixou seu comentário a vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP)  destacando números do atendimentos médicos, enfermagem e domiciliar, odontológico e exames com apoio do Município. Enalteceu os profissionais de saúde de Ibiam, especialmente dos médicos da Unidade Básica de Saúde, neste tempo de pandemia. Lembrou das agentes de saúde pelo trabalho que desenvolvem e, julga não necessário contratação de técnicas de enfermagem.

A Indicação foi  aprovada por 5 votos favoráveis e 3 contrários.

Na sessão houve também Indicação do vereador Anderson da Silva Trevisol (PP) na qual Sugere ao Executivo que seja feita a manutenção e melhorias nas Câmeras de Segurança instaladas no Município, a fim de auxiliar a Polícia na segurança e policiamento da cidade, evitando transtornos à população.

O vereador justifica que  a reivindicação é da própria corporação militar.

Célio Lucas Ramos (MDB) manifestou apoio à indicação, na qual o vereador Anderson demonstra preocupação com os problemas da comunidade.

A vereadora Marcia também enalteceu a Indicação com manifesto de apoio à iniciativa.

A Indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A presidente da Câmara de Ibiam, vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) encaminho o Projeto de Lei nº746/21 á Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para seu parecer. O projeto pede autorização da Câmara para abertura de Crédito Especial no Orçamento de 2021, no valor de R$ 6.958,46 visando  aquisição de armamento e munição ao Grupamento da Polícia Militar de Ibiam. Segundo o prefeito Joares Trevisol o pedido atende uma solicitação do comandante local.

Devido o pedido de urgência do Prefeito na avaliação da matéria, os membros da comissão composta pelos vereadores Célio Lucas Ramos (MDB) Cléber Dissegna (CIDADANIA) e Camilo Gatt (MDB) devem apresentar o parecer do projeto até a próxima terça feira.

Para auxiliar no estudo do projeto, o assessor jurídico da Câmara já encaminhou parecer a respeito, não encontrado objeção para não aprovação do pedido do Executivo.

Como não houve pauta na  Ordem do Dia a presidente encerrou a sessão, convocando os vereadores para próxima reunião remota a ser realizada em 08 de junho às 19h30.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam