Vereadores de Ibiam solicitam esclarecimentos sobre máquinas e veículos do município

Sessão foi realizada na terça-feira (20)

Nesta terça-feira (19) a presidente Andreia Lamperti (MDB) comandou mais uma sessão ordinária da Câmara de Ibiam com a presença de todos os vereadores.

Na oportunidade foi apresentado Requerimento da bancada do MDB, na qual os vereadores Camilo Gatti, Célio Ramos, Miguel Felicetti e Clóvis de Souza solicitam informações ao Prefeito de Ibiam por meio das Secretarias de Obras e de Agricultura tais como:

– relatório das máquinas, veículos e implementos de propriedade do Município;

– relatório de quais máquinas, veículos e implementos estão operantes e quais estão inoperantes e o motivo que não estão em atividade;

 

Aberto o espaço para discussão o vereador Célio Ramos  justificou  que o requerimento tem o objetivo de fiscalizar os bens públicos.  Ele manifestou preocupação que a maioria do maquinário foi destinado por meio de convênio com a União e emendas parlamentares cabendo a manutenção e conservação de responsabilidade do Município, mas, não há transparência sobre uso e zelo do maquinário.

O vereador Camilo Gatti comentou que os agricultores questionaram que estágio se encontra o maquinário da Prefeitura sendo necessário que esteja em condições para suprir a demanda agrícola que é o principal setor que impulsiona a economia local.

Na sua manifestação, o vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA) sugeriu que os vereadores façam uma fiscalização “in loco” na garagem da Prefeitura para tomar conhecimento da situação.

O vereador Miguel Felicetti  informou sobre a vigência de resolução  da Câmara que restringe a presença de público no plenário devido a pandemia do Coronavírus.  O prefeito Juarez Trevisol (Lale) que estava presente na reunião, retirou-se imediatamente. O vereador Miguel analisou o comportamento do atual gestor que se faz de desentendido sobre o maquinário, isso que é um governo de continuidade, sendo vice-prefeito até o ano anterior.

Julga estranho licitação de maquinas para silagem no final de janeiro. Segundo ele deveria ter sido feito o procedimento com antecedência. Cobrou explicações dos restos a pagar do município, perante um saldo de milhões deixados pelo prefeito antecessor.

Em votação, o Requerimento foi aprovado, de forma unânime, pelos vereadores de Ibiam.

Não houve pauta na  Ordem do Dia, sendo assim a presidente Andreia Lamperti oportunizou a Palavra Livre aos vereadores.

Célio Ramos (MDB) reforçou a urgência em colocar o maquinário da Prefeitura em condições de servir, caso esteja sucateado. Informa que há mão de obra (operador) para trabalhar com os veículos e máquinas.  Para ele, é preciso que a Administração busque soluções e não desculpas no atendimento da agricultura de Ibiam.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) informou sobre emenda do Deputado Altair Silva (PP), atual Secretário de Agricultura de Santa Catarina, que destinou R$100 mil para ampliação da Unidade Básica de Saúde de Ibiam.

Já a vereadora Cassia Regina Costa Pivetta (PP) agradeceu o apoio da Deputada Paulinha (PDT) que garantiu recursos de R$100 mil para agricultura do município de Ibiam, especialmente, para compra de implementos.

O vereador Clovis João de Souza (MDB) demonstrou sua indignação relacionado ao atendimento da Prefeitura. Aguarda o término do cascalhamento  das vias de acesso a sua propriedade rural. Ilustrou que em dia chuvoso a situação piora. Pede agilidade do Prefeito de Ibiam no suporte aos agricultores do município.

No final da reunião, a presidente perante aceitação dos vereadores modificou a data da sessão seguinte, antecipando para a próxima segunda-feira (25)  as 19h30.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam