Vereadores de Ibiam ratificam protocolo do Município com CinCatarina

Sessão ordinária foi realizada na terça-feira (17)

Estiveram reunidos no plenário da Câmara de Ibiam, os nove vereadores da atual legislatura para mais uma sessão ordinária sob o comando do presidente, vereador Jocimar Tesck de Oliveira (MDB).

Após leitura da ata da reunião anterior e dos expedientes recebidos pelo Poder Legislativo houve a aprovação do Requerimento nº 009/20, de autoria do vereador José Henrique Ramos Moreira (PSD) o qual solicita a Secretária de Saúde, esclarecimentos quanto:

– A existência de grupo de doadores de sangue no município?
– Caso positivo, como foi criado e quais critérios para poder participar do grupo?
– Quais os incentivos e benefícios aos doadores?
– Se os membros desse grupo fizeram doação de sangue nos últimos  anos e nesse atual?
– Como  e onde é feita a coleta de sangue, a cada quanto tempo o doador pode fazer a doação?
– Qual o mínimo de doadores para fazer uma campanha ou organizar a doação?

O vereador justifica que a solicitação é para fins de informação e apoio na campanha de doação de sangue.

 

Também foi aprovado a Indicação nº003/20, de autoria de Clodomir Parise (MDB) que sugere a Prefeitura por meio da Secretaria competente a perfuração de poço artesiano na comunidade de São Sebastião. Ele justifica que o pedido é do produtor Marcio Lavrati, que tem reclamado da falta de água, devido a estiagem. O produtor relata que mais quatro ou cinco produtores próximos vem sofrendo com a falta de água, solicitando apoio e medidas urgentes por parte da administração, a fim de minimizar  a situação nas propriedades.

 

Na Ordem do Dia foi aprovado por unanimidade pelos vereadores Projeto de Lei 724/19, que ratifica a segunda alteração e consolidação do protocolo de intenções do consórcio interfederativo Santa Catarina _CINCATARINA.

 

Aberta a Palavra Livre o vereador Clodomir Domingos Parise (MDB) reforçou sua indicação para perfuração de poço artesiano e atender as 5 famílias da comunidade de São Sebastião. Diante do momento de estiagem e previsão de inverno seco que o líder do prefeito da Câmara possa agilizar este pedido perante o chefe do Executivo. Questão do asfalto de São Sebastião em que foi criticado em votar contra a votação à emenda do projeto mas, com a certeza que a obra poderia ser viabilizada pela aprovação do projeto original, o qual foi favorável, então parabeniza pela confirmação do financiamento junto a Caixa, fato que era aguardado deste janeiro.

 

Mauri Dissegna (PT) enalteceu o Prefeito pela confirmação da obra e os vereadores pelo apoio no asfaltamento da linha São Sebastião, e em acredita que em 6 meses a obra será entregue. Julga importante alternativas para enfretamento da estiagem e, na agricultura citou os incentivos na silagem com atendimento até no domingo. Recordou que foi o autor da lei de incentivo a doação de sangue no município, celebrado em 25 de novembro de cada ano.

 

Sélio Cardoso Raizer (PP) manifestou sua alegria na confirmação da Caixa Econômica Federal no financiamento da obra de asfaltamento na linha São Sebastião que vai ligar várias comunidades. Acredita que no futuro poderá acessar a crédito para área do Turismo, por estar incluída no Mapa Nacional do Turismo e poderá fazer o município se desenvolver mais.

 

José Henrique Ramos Moreira (PSD) explicou que pediu esclarecimento pois, foi cobrado a respeito, tendo em vista que no passado havia um grupo de apoio a doação de sangue. Parabenizou Clodomir pela indicação do poço artesiano pois, as comunidades merecem. Recordou que na linha Gramadinho foi atendido pela Prefeitura em 2017, na abertura de poço e resolvida a falta de água naquela comunidade. Sobre o projeto de asfalto de linha São Sebastiao, tinha certeza que mesmo sem a emenda relacionadas as garantias, a Caixa aprovaria os recursos por isso julga importante a referida obra.

 

Miguel Felicetti (MDB) fez uma Indicação Verbal para perfuração de poço artesiano na parte alta da Linha União, onde moram 8 famílias e seria fundamental para o consumo humano e auxílio nas granjas de frangos. Contestou declaração de apoio da prefeitura na silagem, pois, a verdade a Administração fez um descaso com o agricultor tendo que utilizar suas máquinas tendo em vista que o maquinário estava quebrado. Observou que o atendimento ao prazo de 6 meses para realização do asfalto na linha São Sebastião é desafiador pois, somente no processo licitatório, respeitando os prazos, chega a 60 dias.  Questionou o valor a ser pago no juro do financiamento, na qual o município tem dinheiro em caixa, para Miguel mesmo sendo  favorável ao asfaltamento rural julga que as finanças de Ibiam deviam ser melhore geridas, concedendo incentivos ao comércio e vale-alimentação aos servidores.

 

Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) parabenizou os vereadores Sélio e Clodomir pela iniciativa de solicitar poço artesiano em linha São Sebastião. Acredita que todas as comunidades já tenham este recurso disponível para abastecimento de água mas, em razão desta estiagem é valido esta colaboração da Prefeitura para realização deste trabalho. Mencionou os trabalhos de Agricultura e Obras com apoio na silagem e melhorias nas estradas rurais e acesso as propriedades sem distinção de beneficiários. Comentou sobre a realização do 1º Pregão On-Line para aquisição de uma draga com recursos de emenda parlamentar do Senador Esperidião Amim (PP).

 

Irineu Salvadori (PDT) comprometeu-se em levar a demanda ao Prefeito com relação ao pedido de poço artesiano em Linha São Sebastião. Parabenizou pela confirmação de recursos da Caixa para asfalto de Linha São Sebastião, tendo em vista que somente quem mora a beira da estrada sabe a dificuldade de “comer pó”. Cita  que é o seu caso, por isso é importante levar esta qualidade de vida as moradores do interior. Acredita que isso trará progresso ao município e independe do prefeito ou  sigla partidária terá o compromisso de dar andamento neste projeto de asfaltamento rural. Finalizou, contestando quem disse ser um vereador “mentiroso” e em breve anunciará outro projeto de asfaltamento.

 

Sérgio Antonio Ramos (PSDB) relatou fato ocorrido no final de semana quando na troca de um tubo na Linha São Sebastião, próximo a sua propriedade, quebraram o tubo da CASAN e deixam dois dias os moradores em água. Isso, segundo o vereador prova o descaço da Administração que não acompanha o trabalho dos operadores de máquinas, sendo resolvido o problema após ligação a Florianópolis quando a Casan mandou máquina e funcionário para sanar o desperdício de água.

 

O presidente antes de finalizar a sessão, definiu com os demais vereadores, alteração na data da próxima reunião.  Sendo, convocado os senhores vereadores para a sessão a realizar-se no dia 23 de março, às 18h30.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam