Estiagem: Vereadores pedem perfurações de poços artesianos no interior de Ibiam

Sessão ordinária foi realizada de forma remota na terça-feira (05)

Com a presença virtual de todos os vereadores houve a realização da primeira sessão ordinária do mês de maio do Poder Legislativo de Ibiam. Inicialmente foi comunicado que o novo líder do prefeito na câmara é o vereador Sélio Cardoso Raizer (PP).

O presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) colocou para apreciação, a  Indicação do vereador Irineu Salvadori (PDT) que sugere que a Prefeitura faça a perfuração de poço artesiano na comunidade de Santo Alécio, na divisa com Vista Alegre/Ibicaré.

Ele justifica que poço existente secou há vários anos e empresa especializada avaliou que não há possibilidades de recuperá-lo. Na comunidade tem vários aviários e os proprietários tem enfrentando dificuldades com a falta de água e caso resolvida a situação pretendem investir também na área de suinocultura. Por isso, a urgência no atendimento do pedido.

 

Aberta para discussão a vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) manifestou apoio a indicação e solidariza-se com a dificuldades dos agricultores a estiagem.

 

O vereador Miguel Felicetti (MDB) reconhece a demanda da comunidade de Santo Alécio e citou outras comunidades também sofrem com a falta de água. Acredita que o mínimo que prefeito pode fazer é perfurar poços artesianos e não se ater somente a obras de engenharia asfaltamento rural.

 

Sélio Cardoso Raizer (PP) admite que é uma das estiagens mais intensas que o município vem passando, por isso parabeniza o vereador Irineu pela indicação. Diz ter conversado com o prefeito, o qual garantiu que tomará providências.

 

O vereador Mauri Miorelli Dissegna (PT) propõe um programa de atendimento das comunidades devido ao agravamento da falta de água nas propriedades rurais e acredita no diálogo com o Poder Executivo para solucionar a questão.

 

Clodomir Domingos Parise (MDB) além de parabenizar pela indicação, reforçou pedido feito para o prefeito para que faça perfuração de poço artesiano na região de São Sebastiao, onde alguns moradores estão com deficiência de água do rio. Solicita urgência também no atendimento deste pedido.

 

Após discutida a Indicação, a mesma foi aprovada por todos os vereadores. 

Na Ordem do Dia foi colocada para 2ª discussão e votação o Projeto de Lei 729/20, que regulamenta a faixa de domínio e pistas das estradas rurais do município de Ibiam.

Considerando o empate de 4 votos favoráveis e 4 votos contrários, coube ao presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) decidir.

Com o voto contrário do presidente, o projeto foi rejeitado.

Antes de finalizar foi dada as felicitações ao vereador Miguel Felicetti (MDB) pela passagem de seu aniversário. Os vereadores estão convocados para a próxima sessão ordinária remota a ser realizada   dia 12 de maio as 18h30.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam