Vereadores de Ibiam aprovam Moção de Apoio à instalação de Vara da Justiça Federal em Videira

Reunião virtual foi realizada na noite de terça-feira (27)

Na noite desta terça-feira (27) os vereadores de Ibiam encerram o calendário de sessões ordinárias do mês de abril com a confirmação de todos os vereadores na reunião virtual da Câmara sob o comando da presidente Cassia Costa Pivetta (PP).

Lido os expedientes recebidos no período de uma semana pela Câmara  de Vereadores de Ibiam, houve a apresentação de Moção de Apoio de iniciativa do vereador  Anderson Trevisol (PP) para apoio na ação promovida pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Videira na qual  requerer à Justiça Federal de Santa Catarina a instalação de Vara Federal com sede no Município de Videira.

Anderson justifica que a iniciativa será para o bem de toda a comunidade e de grande importância para os municípios vizinhos, inclusive Ibiam.

A moção foi aprovada por unanimidades dos vereadores.

Na sequência a presidente solicitou ao relator da Comissão Especial a divulgação do parecer da Emenda Supressiva ao Projeto de Lei nº 745/21. Sendo que os vereadores Cleber Dissegna (CIDADANIA) e Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) foram contrários e Andreia Lampertti (MDB) favorável a emenda.

Na Ordem do Dia houve a discussão e votação de emenda supressiva ao Projeto de Lei 745/21.

O vereador Camilo Gatti (MDB) retornou a pedir apoio para aprovação da emenda, para que nos próximos meses haja estudo para viabilizar outros atendimentos em saúde aos munícipes de Ibiam.

Cleber Dissegna (CIDADANIA) julga que a emenda vai dificultar a renegociação do Município com Hospital de Campos Novos no próximo ano. Acredita que Ibiam deva confirmar convênio para aquele hospital oferecer mais serviços a população.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) julga interessante buscar alternativas para melhorar a saúde da população, mas como o projeto veio em regime de urgência ficou limitada esta discussão. Argumenta que além do atendimento hospitalar, há outras questões a serem revistas na Saúde de Ibiam, citando como exemplo a falta de funcionário no posto de saúde do município.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) explicou que a modificação proposta na emenda ao projeto não possibilita a prorrogação do convênio e consequentemente o valor a ser corrigido com base no IPCA. Por isso, acredita que possa prejudicar o município e mantém sua interpretação contrária a emenda.

Já a vereadora Andreia Lamperti (MDB) manifestou ser favorável a emenda pela mesma questão abordada pelo vereador Célio, ou seja, o PL veio com pouco tempo para o entendimento de todos. Sugere que nos próximos projetos o prefeito de Ibiam, procure os vereadores para discutir e explicar os temas.

Colocada em votação a emenda supressiva foi aprovada por 5 votos favoráveis e 3 votos contrários (Anderson Trevisol (PP), Cleber Dissegna (CIDADANIA) e Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP).

Em 2ª discussão e votação foi colocada em pauta o Projeto de Lei nº 745/21 que autoriza o Município de Ibiam a firmar convênio com a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio de Campos Novos.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

Ao final da sessão remota, a presidente convocou os vereadores para a sessão extraordinária remota a ser realizada dia 29 de abril, às 19h, para deliberar sobre o Projeto de Lei nº745/21 com redação final.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam