Vereadores de Ibiam aprovam Moção de Aplausos pela passagem do seu dia

Primeira sessão ordinária de outubro

Os vereadores de Ibiam reuniram-se na sede da Câmara para a primeira sessão ordinária de outubro sob o comando do presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB).

Em razão da data, 1º de outubro, Dia do Vereador, foi apresentada e aprovada por todos a Moção de Aplausos nº 003/19 proposta por Mauri Dissegna (PT) o qual  enaltece o papel deste agente político na atualidade, recordando que a data foi instituída em Lei Federal de 1984 embora decreto do ex-imperador D.Pedro I definia as normas de vereador no país.

Ainda houve a aprovação de Requerimento de autoria do vereador Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) para que seja enviado ofício ao Prefeito de Ibiam para que forneça o saldo de todas as contas de titularidade da Prefeitura, acompanhado dos respectivos extratos.

O presidente tomou conhecimento do parecer da Comissão Especial sobre o Projeto de Lei 719/19 e também do parecer da Comissão de Finanças e Orçamento relacionado ao Projeto de Lei 718/19.

 

Na Ordem do Dia o presidente Sérgio Antônio Ramos (PSDB) colocou em pauta três iniciativas:

a) O Projeto de Resolução 002/19 que institui e regulamenta o programa de vale alimentação dos três servidores públicos efetivos da Câmara de Vereadores de Ibiam na sua redação final. Houve empate na votação, cabendo o presidente decidir, sendo aprovado por 5 votos favoráveis e 4 contrários.

b) O Projeto de Lei 718/19 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária do município para o exercício de 2020 foi aprovado na 1ª votação.

c) O Projeto de Lei 719/19 que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 107 mil para manutenção da Educação Infantil (Creche) ligada a Secretaria de Educação. O projeto em 1ª votação foi aprovado por unanimidade.

 

Aberta a Palavra Livre os vereadores Irineu Salvadori (PDT) e Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) com a devida autorização da presidência ausentaram-se do plenário.

Mauri Dissegna (PT) disse mais uma vez não ser contra ao vale-alimentação mas, sim a redação do projeto. Destacou apresentação do Grupo de Balé de Ibiam em Videira, na qual sua filha participa, mencionando a importância de eventos culturais a serem desenvolvidos também no município. Falou da importância da campanha preventiva do Outubro Rosa e enalteceu os serviços de terraplanagem em andamento no município.

 

Miguel Felicetti (MDB) fez requerimento verbal para que o Prefeito encaminhe o relatório de trabalho e a causa da rescisão do contrato com Hermogenes Balena. Ele acredita que isso tenha relação com alguma recomendação do MP e, se caso não haja irregularidade que a Prefeitura lance novamente licitação para oportunizar a outros façam a mesma prestação de serviço. Ao ouvir o Prefeito de Ibiam no rádio, avalia como afronta a população disponibilizar terrenos no Parque Industrial 2, a um ano da eleição, na qual cogita-se ser candidato a reeleição. Concluiu é obrigação da Prefeitura oferecer terraplanagem aos agricultores, é o mínimo de um município essencialmente agrícola.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) aproveitou a presença do vice-prefeito (Joares Trevisol) e do contador da Câmara (Daniel Ramos) e os parabenizou pois, já foram vereadores e estendeu esta homenagem aos demais desta legislatura. Ele chamou a atenção para as funções do vereador que são: fiscalizar, legislar e buscar recursos para o município. Diz que a comunidade deve desliga-se de vícios de vereadores do passado e acompanhar as atuações dos atuais vereadores pois, temas importantes são discutidos em plenário mas, algumas vezes são mal interpretados. Sugeriu a criação do projeto Câmara Mirim visando incentivar as futuras gerações a entender o papel do vereador e despertar interesse na política local.

Clodomir Domigos Parise (MDB) diz que terraplanagem é obrigação do município oferecer. Não é contra asfaltar a Linha União mas, julga que com o valor que esta sendo gasto (R$2 milhões) poderiam ser empregados em cascalhamento, terraplanagem ou aberturas de estradas beneficiando mais produtores e geraria mais retorno ao município.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) questionou o vereador Mauri Dissegna (PT) sobre que tipo de lei esta garantido auxílio ao produtor, de 50% ou 100%?

O vereador da bancada da situação diz que conforme as horas é limitado o uso de máquinas.

Jocimar sugeriu que o prefeito venha a até a Câmara caso, não achar as leis aprovadas pelos vereadores, afinal, no passado era dado a contra partida de metade ou o total de incentivo nas horas máquinas para incentivar e valorizar o produtor. Atualmente, há uma comissão para analisar as necessidades mas, as leis não saíram do papel ou seja não colocaram as lei em funcionamento. Citou exemplo do prefeito Nelso Grassi, que mesmo em lado diferente oferecia 50% de incentivo para suinicutura.

Sélio Raizer (PP) parabenizou os vereadores pela passagem do seu dia e mostrou-se indiferente as leis descontos aos produtores destacando que a atual Administração realizou mais de 20 terraplanagens. Que tem buscado empresas para investir em Ibiam e lembrou do morador Gilmar Schneider que se tivesse recebido incentivo da Administração anterior não precisaria ter pago até cascalho para melhorar as condições de acesso a sua propriedade.

Miguel Felicetti (MDB) diz que o vale-alimentação é para os três funcionários da Câmara e não vereadores, secretários e prefeito e vice. Ainda diz que o voto contrário dos vereadores da base do prefeito foi para evitar cobrança para quê seja implantado para os servidores da Prefeitura. Diz não ser contra a obra de asfalto de Linha União porém, acha estranho abrir licitação para drenagem. Questionou secretário que se diz engenheiro que dizia entendido e não teve capacidade para resolver o problema.  Isso demonstra como estão usando mal o dinheiro do povo de Ibiam.

O presidente Sérgio Antônio Ramos (PSDB) parabenizou a todos pela passagem do Dia do Vereador e provocou que usem o atual mandado para deixar um legado ao município, que façam o que for bom para a população.

Ao final convocou os vereadores para a próxima  sessão ordinária a ser realizada dia  08  de outubro  de 2019, ás 18.30 horas

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...