Vereadores contestam declaração de Prefeito culpando-os por baixa arrecadação municipal de Ibiam

Reunião realizada nesta terça-feira (12)

Com a presença de 100% dos vereadores aconteceu nesta terça-feira (12) mais uma sessão da Câmara de Ibiam.

O presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) nomeou os vereadores Clodomir Parise (MDB), Irineu Salvadori (PDT) e Sélio Raizer (PP)  para compor a Comissão Especial na análise do Projeto de Resolução 002/19  que cria o cargo de Controlador Interno no Legislativo. Em breve a  comissão  deverá emitir seu parecer.

Na Ordem do Dia houve a 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 096/19  que cria o cargo de Controlador Interno na Prefeitura de Ibiam. Coube ao presidente desempatar, Sérgio votou contra e o projeto foi rejeitado.

Aberta a Palavra Livre  o vereador José Henrique Ramos Moreira (PSD) relatou situação da alimentação da pré-escola municipal os quais os pais estão reclamando do cardápio que esta sendo repetitivo, não que esteja faltando mas, a necessidade de que seja oferecida uma merenda de qualidade. O vereador ainda testemunho fato ocorrido no final da tarde de segunda-feira (11) quando o Secretário de Obras passou dirigindo um caminhão caçamba basculhada e, causando estragos na rede telefônica e rede elétrica. José Henrique reprova a atitude pois, em momento algum o Secretário não parou o caminhão e até o momento não pediu desculpas aos moradores e comerciantes daquele trecho.

Mauri Dissegna (PT) também visualizou o incidente e acredita que a Administração esta verificando o ocorrido e analisando uma forma de amparar as pessoas afetadas. Quando a merenda diz que vai levar a situação ao Secretário de Educação e a APP da escola da qual é um dos membros. Destacou a parceria entre Secretarias de Agricultura e Secretaria de Obras, ainda pediu apoio para assinatura da Moção em prol do novo FUNDEB. Finalizou alertando sobre  o recolhimento de embalagens de agrotóxicos que contará com colaboração da prefeitura visando a proteção do meio ambiente. Com relação a doação de sangue esta em estudo a viabilidade de levar os interessados até o Hemosc ou que seja feita coleta no município.

Miguel Felicetti (MDB) realizou uma Indicação Verbal para que o DEINFRA  coloque uma lombada na SC-135,  trecho entre a propriedade de Domingos Trevisol e o CTG 3 de outubro em razão de acidente com mortes naquele ponto da rodovia. Criticou o comportamento do Secretário de Obras, que não sabe cambiar  um caminhão, sugere que frequente uma auto escola ou compre um caminhão próprio. Sobre a merenda escolar, ressalta que a nutricionista não tem feito cardápio propicio aos alunos que tem intolerância a lactose.

Clodomir Parise (MDB) destacou que a coleta deve ser feita mais que uma vez ao ano e, organizar uma agenda e passar em todas as casas das comunidades para recolher. Sobre as lombadas contrária a vontade do colega vereador Miguel no que tange a colocação de lombada. Para ele, cabe o motorista respeitar a sinalização, mas, lombada não é a solução.

Irineu Salvadori (PDT) acredita que a PEC do novo Pacto Federativo não será aprovada mas, vai exigir que Ibiam atinja os 10% de arrecadação própria, por isso julga importante cada vereador votar certo em projetos que auxilie na arrecadação municipal.

Josimar Tesck de Oliveira (MDB) também informou que foi procurado por pais relatando a situação da alimentação da pré-escola, que não chega a dar atenção para quem sofre com a intolerância a lactose.  Espera que o Prefeito tome providências. Sobre episódio da caçamba basculhada é prova da incompetência do Secretário que nem desculpou-se do fato. Julga infeliz declaração do Prefeito, o qual culpa os nove vereadores em razão de Ibiam não ter 10% de arrecadação própria, o que poderia ser extinto caso aprovada a PEC do novo Pacto Federativo.  Mas, antes  implantar novos impostos é prudente aguardar se a PEC vai ser aprovada. Segundo Josimar esta discussão servirá para despertar nos municípios atualização dos valores de seus tributos próprios.

Miguel Felicetti (MDB) acredita que investimento na agricultura e industrias vai melhorar a arrecadação municipal, contesta o gasto com R$ 2 milhões em asfalto de 2 Km na Linha União, o qual não dará nada em retorno ao município.

Sélio Raiser (PP) acredita que demorou esta discussão mas, vai lutar pela defesa de Ibiam.  Ainda questionou por que a Administração passada não apoiou empresa  Tangará que queria se instalar em Ibiam.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) retomou a palavra para chamar a atenção sobre a importância de reter os jovens a ficar em Ibiam e com dois parques industriais Há necessidade de vender o município para que venham investidores e, pouco foi feito, agora é necessário correr contra o tempo (até 2023) para que possamos chegar ao patamar de 10% da renda própria do município de Ibiam.

Na sequencia para que pudesse se manifestar na Palavra Livre, o presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB)  passou a presidência, momentaneamente, para o vice-presidente da Câmara José Henrique e, na oportunidade assim se manifestou sobre as declarações do Prefeito Ivo Zanin.

 

Ao final houve a convocação para a próxima sessão ordinária a realizar-se no dia 19 de novembro ás 18.30 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...