Verão terá temperatura acima da média em Santa Catarina

A estação climática de mais calor teve início, oficialmente, à 1h09 da madrugada deste domingo (22)

Santa Catarina terá um verão com chuva dentro da normalidade, mas com calor acima da média, de acordo com o Epagri/Ciram. A estação climática de mais calor teve início, oficialmente, à 1h09 da madrugada deste domingo (22).

Calor acima da média

A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima da média. Há previsão de pelo menos duas ondas de calor por dias consecutivos, segundo a Epagri/Ciram, em janeiro. No entanto, o órgão não detalhou qual temperatura máxima prevista para esses dias.

Nas áreas mais altas do Planalto Sul podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa, mas apenas durante a madrugada e o amanhecer, até mesmo com possibilidade de geada fraca.

O verão terá volumes de chuva considerados normais para a época do ano, isso no Litoral, Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina por causa do calor acumulado ao longo dos dias.

Com os dias de calor mais intensos, é necessário ter cuidados extras com a pele e a hidratação. Confira no vídeo abaixo algumas dicas para cuidar da saúde nesta temporada.

De dezembro a março as massas de ar quente são frequentes. No entanto, apesar delas, no mar não deve haver influência de nenhum fenômeno climático, como El Niño ou La Niña. Veja no vídeo a tendência para a temperatura da água nas praias de Santa Catarina.

Fonte: G1
Foto: Imagem ilustrativa | Google