SC tem 22 entre as 357 cidades do país sem mortes por covid-19

Ibiam é o único município da região Meio Oeste na lista

Santa Catarina é o 5º entre 16 Estados com mais cidades sem mortes por covid-19 até esta quarta-feira (11). O estado tem 22 municípios entre os 357 do país nessa condição, segundo o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde.

Os Estados com mais cidades sem registrar óbitos por complicações causadas pelo coronavírus são Minas Gerais (100), Rio Grande do Sul (64), São Paulo (24), Paraná (23) e Santa Catarina (22). As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam maior número de municípios nessa condição, 124 e 109, respectivamente. Já a região Norte tem apenas 15 cidades.

Em Santa Catarina, das 22 cidades, 14 ficam no Oeste do Estado, 3 na Grande Florianópolis, 3 na Serra, 1 no Vale do Itajaí e 1 no Sul. Na região Norte, no entanto, todos os municípios já registraram óbitos por covid-19.

Apesar de estarem livre de mortes, todas as 22 cidades registraram ao longo da pandemia pelo menos 29 casos de coronavírus.

 

Dos 357 municípios sem mortes no país, 353 são cidades do interior, ou seja, não pertencem a uma região metropolitana. Apenas 1 município tem mais de 20 mil habitantes, Água Azul do Norte, no Pará.

Outros 24 têm entre 10 mil e 19 mil pessoas, 67 têm entre 5 mil e 9 mil, 220 entre 2 mil e 4 mil habitantes e 51 tem menos de 2 mil moradores.

Na avaliação do geógrafo Eduardo Werneck Ribeiro, professor do Instituto Federal Catarinense e integrante da Rede Nacional de Geógrafos para Saúde, que analisa os efeitos da pandemia no espaço geográfico do país, uma das explicações para esses municípios restarem entre os últimos sem mortes por covid-19 está na dinâmica dessas cidades.

Algumas são rurais e outras localizadas em volta de regiões metropolitanas, mas são cidades menores, dependentes de serviços de centros maiores, a circulação de pessoas dentro delas é baixa e tende a contribuir para um isolamento social natural.

 

Fonte: NSC

Fonte: NSC
Foto: Divulgação