SC apresenta dados abertos sobre casos confirmados de Covid-19

A preservação da identidade dos infectados está mantida, porém agora estão disponíveis informações sobre a relação de sintomas, idade do paciente, sexo, tipo de teste e se houve internação

O Governo do Estado ampliou a transparência sobre os casos de Covid-19 em Santa Catarina nesta segunda-feira, 18, com a abertura dos dados sobre todos os pacientes que tiveram a confirmação da doença por meio de teste. A preservação da identidade dos infectados está mantida, porém agora estão disponíveis informações sobre a relação de sintomas, idade do paciente, sexo, tipo de teste, se houve internação, entre outras informações. Os microdados podem ser acessados no site www.coronavirus.sc.gov.br, na aba de transparência – dados abertos e também no portal de dados abertos.

A novidade foi apresentada pelo governador Carlos Moisés nesta segunda-feira,18, em coletiva de imprensa, ao lado do secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e da Educação, Natalino Uggioni. Moisés destacou o esforço da equipe de Governo e dos parceiros voluntários que integram o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados sobre a Covid-19. O grupo trabalha com o objetivo de dar mais transparência às ações de enfrentamento à pandemia, criando produtos de inteligência de dados construídos para a realidade de Santa Catarina.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, o trabalho para o desenvolvimento do banco de casos e a disponibilização dos microdados envolveu um time intersetorial muito capacitado, que trabalha com o único objetivo de ter os melhores produtos de inteligência de dados para o enfrentamento à pandemia.

Esse trabalho foi desenvolvido por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, Ciasc, Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria Executiva de Comunicação e Secretaria de Estado da Administração, em conjunto com o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da Open Knowledge Foundation – Brasil (OKBR).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo SC
Foto: Divulgação