Em trâmite resolução que define prazo mínimo de registro de candidatura à Presidência na Câmara de Ibiam

Sessão realizada na terça-feira (09)

O presidente interino da Câmara de Vereadores de Ibiam, Célio Lucas Ramos (MDB), conduziu na noite dessa terça-feira (09) sessão ordinária com a presença de todos os vereadores em plenário.

Na leitura dos comunicados houve a informação da Administração Municipal que a líder do Prefeito na Câmara é a vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP). Ainda convite ao presidente da Célio para reunião da AMARP na próxima quinta-feira (11) no município de Lebon Régis.  Também  aviso da Caixa referente a 6parcela do financiamento de asfalto rural do município.

Na sessão foi aprovado o Requerimento do vereador Miguel Felicetti (MDB) o qual solicita ao Prefeito de Ibiam quais medidas estão sendo tomadas, para que haja o aumento da arrecadação própria de Ibiam. Caso nenhuma decisão tomada a respeito, informe qual é o planejamento para aumentar a arrecadação do município. O vereador justifica o pedido perante recentes movimentações da PEC do Pacto Federativo no Senado Federal, em que se inclui na pauta a extinção de municípios que não possuírem a arrecadação necessária.

Em sua manifestação, Miguel acredita que se for preciso votar medidas amargas à população para salvar o município assim será feito, mas depende do prefeito esta iniciativa de aumento dos tributos municipais.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) afirmou que vai buscar as informações a respeito e destacou que o prefeito está em busca de recursos para investir na agricultura, indústria junto a bancadas do PP e PL.  Esclareceu que o Deputado Berlanda (PL) garantiu auxilio financeiro ao município de Ibiam.

O requerimento foi aprovado de forma unânime.

O presidente interino, Célio Lucas Ramos (MDB) diante a divergência de entendimentos sobre o prazo de registro de chapas à presidência da Câmara, com o apoio restou da Mesa Diretora apresentou Projeto de Resolução que visa modificar o rito do procedimento  de inscrição de chapas.

Caberá à Comissão Especial nomeada, formada pelos vereadores Clóvis de Souza (MDB), Cassia Pivetta (PP) e Miguel Felicetti (MDB) exarar parecer sobre o Projeto de Resolução.

Como não houve pauta na Ordem do Dia foi disponibilizada aos vereadores a  Palavra Livre.

Miguel Felicetti (MDB) esclareceu que atualmente é baixa a arrecadação própria de Ibiam. Reforça que é preciso provar ao Governo Federal que há sustentação suficiente para manter o Ibiam como município.

Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) recordou que os dois novos veículos entregues na semana anterior é proveniente de emenda da Deputada Federal Angela Amim (PP). Solicitou que a eleição da presidência da Câmara seja realizada nesta semana em sessão extraordinária.

O vereador Camilo Gatti (MDB) fez uma Indicação Verbal para que a Secretaria de Educação adote na grade curricular a Educação Financeira tendo em vista que a agricultura familiar predomina em Ibiam e mesmo com as orientações dos familiares é interessante que  haja este suporte aos filhos e netos.

Célio Lucas Ramos (MDB) explicou que houve a necessidade de cancelar a eleição da presidência, agendada na semana anterior em razão de dúvidas com relação ao prazo máximo de registro das candidaturas. Afirma que prefere resolver de forma coletiva questões do regimento interno do que ser questionado, posteriormente, pela Poder Judiciário

Para ele, é importante ter prazo mínimo de registro da chapa. Por isso, está tramitando resolução que altera o Regimento Interno da Câmara que busca este entendimento. Célio quer definir o rito e após isso, será convocada a eleição da Presidência da Câmara.

Ele julga estranho a ansiedade de vereadora para assumir a função do comando da Câmara.

Ao final o presidente interino, convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada em 18 de fevereiro (quinta-feira), às 19h30.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam