Reportagem especial – A Força e o Sabor do Mel Catarinense

Mel de SC já foi eleito cinco vezes o melhor do mundo. Produção está presente em 98% dos municípios do Estado

Reportagem divulgada em julho de 2019

A produção de mel está presente em 98% dos municípios de SC. É fonte de renda de 15 mil famílias no estado. E estamos falando de um mel eleito cinco vezes o melhor do mundo.

Esse é o tema da série especial – A Força e o Sabor do Mel Catarinense.

A RBV Rádios conversou com apicultores, engenheiros agrônomos, pesquisadores e lideranças que trabalham no fortalecimento dessa atividade. Os assuntos resultaram nas reportagens que você vai ouvir durante toda a semana aqui nesta emissora. Começamos com o boletim de Márcio Luiz, da Rádio Vitória.

O mel de melato que conquistou o paladar dos europeus

Hoje na série especial da RBV Rádios – a força e o sabor do mel catarinense – vamos conhecer um produto raro, de sabor marcante, e que conquistou o paladar europeu. Estamos falando do Mel de Melato da Bracatinga, produzido por apicultores na serra, meio-oeste e planalto norte catarinense. Reportagem Lucas Arigoni, da Rádio Caçanjurê.

Seleção de abelhas rainhas melhora produção de mel

Na segunda reportagem da série “A Força e o Sabor do Mel Catarinense”, produzida pela equipe de jornalismo da RBV Rádios, vamos conhecer um projeto de seleção de abelhas rainhas. Essa prática pode incrementar em 30% a produção de mel. Confira na reportagem João Luiz, da Rádio Videira.

Extinção das abelhas resultaria no fim da espécie humana

Tão pequenas e tão importantes para o meio ambiente. Estamos falando das abelhas. Além de garantir a produção de mel, elas exercem papel fundamental na natureza.

Mas as abelhas estão morrendo. Somente no início desse ano tivemos registro em três propriedades do planalto norte catarinense. E laudos comprovaram que a causa da morte de milhões de abelhas foi o uso de agrotóxicos.
Esse é o tema da reportagem de hoje da série da RBV Rádios – A Força e o Sabor do Mel catarinense.
Reportagem Andrielli Zambonin e Amauri Ribeiro.

Produtores de Capinzal lançam livro de receitas a base de mel para incentivar consumo

Você sabe de onde vem a expressão Lua de Mel? Antigamente os noivos se alimentavam de mel 40 dias antes do casamento para ficarem fortes para a noite de núpcias. Daí a expressão Lua de Mel.

Mas essa condição do mel como afrodisíaco é apenas uma curiosidade, porque o importante mesmo é o mel alimento. Com o objetivo de incentivar o consumo, produtores de Capinzal lançaram um livro de receitas à base de mel. Quem nos conta essa história é Alexon Luiz, da Rádio Barriga Verde.

Conheça os valores nutricionais e benefícios do mel

Na série “A Força e o Sabor do Mel Catarinense” vamos conhecer os benefícios do mel, um alimento nutritivo.
O mel engorda? Pode substituir o açúcar? O mel puro é mais saudável? Confira mais curiosidades no boletim de Mayara Bohnenberger, da Rádio Tangará.