Presidente Interino da Câmara solicita padronização dos passeios públicos do município de Ibiam

No comando interino do presidente Célio Lucas Ramos (MDB) os vereadores de Ibiam compareceram à 7ª sessão ordinária presencial nessa quinta-feira (18).

Feita a leitura da ata da reunião anterior, pelo 2º secretário vereador  Anderson da Silva Trevisol (PP), houve a comunicação dos expedientes recebidos pela Câmara por meio do 1º secretário vereador Camilo Gatti (MDB). Entre as  respostas da Prefeitura para os requerimentos dos vereadores foi apresentado relatório detalhado de máquinas e veículos do município, relatórios do Fundo Municipal da  Saúde e Fundo Municipal de Assistência Social e, finalizando o saldo financeiro da Prefeitura em 2020 que ficou em R$5.251.000,33.

O vereador Clóvis Souza (MDB) apresentou Requerimento direcionado ao Prefeito de Ibaim solicitando a lista das pessoas que receberam a 1ª e a 2ª dose da vacina contra a COVID-19 no município. O pedido justifica-se para fins de fiscalização.

O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Ainda os vereadores aprovaram a Indicação do presidente interino, Célio Lucas Ramos (MDB) que sugere ao Poder Executivo, que estabeleça padrões de projeto para os passeios de forma a garantir trânsito, acessibilidade e seguridade aos pedestres e cadeirantes, no perímetro urbano. Segundo o vereador o plano diretor do Município diz que compete ao proprietário a construção e conservação dos passeios em toda extensão das testadas do terreno, edificados ou não. Porém, Célio espera que o Poder Público estabeleça os padrões, tendo em vista que alguns proprietários não estão sendo orientados assim,  usando material liso (não apropriado) colocando em risco a população.

Na sequência foi lido o parecer da Comissão Constituição, Legislação e Justiça sobre o Projeto de Lei nº740, que nomina ruas do Loteamento Romanatto. O parecer foi favorável pela referida Comissão.  Sendo assim o projeto foi encaminhado à Comissão de Finanças e Orçamento.

O presidente interino da Câmara de Vereadores de Ibiam também encaminhou o Projeto de Lei nº 741, que trata sobre alteração no Plano Diretor de Ibiam, à Comissão Constituição, Legislação e Justiça para o seu parecer.

 Não houve pauta na Ordem do Dia.

 Aberta a Palavra Livre a vereadora Andreia Lamperti (MDB) questionou o presidente interino sobre Requerimento seu não colocado na pauta da sessão desta quinta-feira (18), o qual solicitava a convocação de eleição da presidência da Câmara.

O vereador Camilo Gatti (MDB) fez uma Indicação verbal referente ao trânsito no asfalto de São Sebastião, especialmente, na entrada de Linha Gramadinho, para que a Prefeitura realize uma espécie de via de escape visando evitar futuros acidentes no local.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) apresentou estudo preliminar sobre o FPM de 2020 e o ICMS do município de Ibiam também do ano anterior. Ele aguarda resposta do Poder Executivo para saber qual foi a arrecadação própria municipal. Miguel manifesta preocupação  com ausência de iniciativas de aumentar  arrecadação do município, para evitar que Ibiam se enquadre na PEC de extinção dos pequenos municípios.

Finalizando, o vereador Célio Lucas Ramos (MDB) reforçou a necessidade do município padronizar o material a ser utilizado na confecção das calçadas. Em resposta a ex-presidente Andreia Lampertti (MDB) afirmou que as eleições serão realizada até o final de fevereiro, contestando que o cargo de presidente da Câmara de Ibiam esteja vago, pois ele esta respondendo interinamente como define o Regimento Interno.

A reunião encerrou com a convocação dos vereadores para a próxima  sessão ordinária presencial no dia 22 de fevereiro, às 19h30.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam