Pré-matrícula para novos alunos da rede estadual acontece nesta quarta e quinta

Primeira parte deve ser feita online. Depois, responsáveis precisam entregar documentação na escola

A pré-matrícula de novo alunos para a rede estadual de ensino de Santa Catarina ocorre nesta quarta (03) e quinta-feira (04) para o ano letivo de 2021. A primeira etapa é feita de forma online. Depois, os responsáveis precisam levar a documentação na escola.

A matrícula do 1º ano do ensino fundamental só será aceita aos alunos que completam 6 anos até 31 de março. Por causa da pandemia da Covid-19, para os estudantes que estão na rede estadual de ensino a rematrícula ocorre de forma automática.

O início das aulas está previsto para 18 de fevereiro. As modalidades são 100% presencial, misto e 100% remoto.

 

 

 

Etapa online

 

Na etapa online, o responsável deve cadastrar os dados do aluno e escolher uma escola que tenha vaga. O site receberá os dados das 9h desta quarta até 23h59 de quinta. A reserva de vagas será feita por ordem de acesso.

Caso o responsável não tenha acesso à internet em casa, todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula. Eles funcionam das 9h às 12h e das 13h às 17h de quarta e quinta.

Ao final do procedimento online, o responsável precisa anotar um protocolo.

 

 

 

 

Etapa presencial

 

Na etapa presencial, o responsável deve levar o número do protocolo anotado (não é necessário imprimir) e os seguintes documentos do aluno:

cópia da certidão de nascimento;
cópia da carteira de identidade ou CPF;
cópia do comprovante de residência no nome do responsável. Serão aceitas contas de água, luz, condomínio, telefone e contrato de locação. Caso nenhum destes documentos esteja no nome do responsável, é preciso ter uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário;
cópia da carteira de vacina e número do Sistema Único de Saúde (SUS);
ficha de matrícula assinada (disponível no site da matrícula);
atestado de frequência ou boletim atual;
cópia dos históricos escolares carimbados e assinados de todas as séries anteriores.

 

A documentação pode ser entregue entre quarta e sexta (05) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

As vagas que sobrarem após quinta serão disponibilizadas no site da secretaria. Em caso de dúvidas, o responsável deve entrar em contato com as Coordenadorias Regionais de Educação pelo telefone 0800-6447890 ou site.

 

 

 

Aulas serão presenciais ou remotas?

 

A Secretaria de Estado da Educação informou que haverá três modalidades na rede estadual.

O modelo 100% presencial se aplica às escolas que têm estrutura para receber todos os alunos matriculados, mantendo as regras de distanciamento social de 1,5 metro entre as carteiras das salas de aula.

O sistema misto será aplicado para a maioria dos alunos e consiste em uma alternância entre as categorias “tempo escola” e “tempo casa”, com grupos menores nas unidades de ensino para manter as normas de segurança contra a Covid-19 .

O “tempo escola” consiste na realização de atendimento presencial nas unidades escolares, com turmas divididas em grupos. Já o “tempo casa” corresponde a atividades pedagógicas realizadas com ou sem a mediação de tecnologias digitais.

Por fim, o modelo 100% remoto se aplica aos estudantes, professores e servidores que são do grupo de risco. Esta modalidade também vale aos estudantes cujos pais ou responsáveis preferem manter os filhos em casa, declarando a partir de um termo de compromisso.

 

Fonte: G1
Foto: Divulgação SED