Polícia Civil de SC lidera entre as 3 melhores taxas de resolutividade de homicídios do país

Pesquisa contempla os homicídios que ocorreram em 2017 e foram esclarecidos até 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina é destaque nacional no ranking de índice de esclarecimento de homicídios na pesquisa “Onde Mora a Impunidade”, do Instituto Sou da Paz. Os números divulgados na segunda-feira (28) mostram que a Polícia Civil de Santa Catarina está entre as três melhores do país quando o assunto é resolução de crimes contra a vida.

A pesquisa realizada nos 26 Estados e no Distrito Federal contempla os homicídios que ocorreram em 2017 e foram esclarecidos até 2018. Somente metade dos Estados informaram os dados com precisão, e Santa Catarina é um deles. Além de enviar os dados com precisão, Santa Catarina dispara entre os três melhores, perde apenas para o Distrito Federal que tem uma taxa de resolutividade entre 79% e 92%, seguida do Mato Grosso do Sul, que elucidou 67% dos homicídios.

Como os dados são de 2017, SC aponta com 63% e fica na posição de terceiro melhor Estado do país, porém, hoje a taxa é de 73,3% (2019), o que elevaria SC para o segundo lugar. Agora, em 2020, apenas nos primeiros seis meses do ano, a taxa de resolutividade dos homicídios da Polícia Civil já estava em 54% o que indica que o Estado atingirá novamente uma das melhores taxas do país ao término do ano.

“Esses números só comprovam a eficácia do trabalho investigativo da Polícia Civil na elucidação da autoria dos homicídios ocorridos no Estado”, avaliou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.

 

Fonte: Instituto Sou da Paz e Diretoria de Informação e Inteligência da SSP/SC
Foto: Divulgação