Petrobras diminui preços da gasolina em 8% e do diesel em 4% nas refinarias

Redução dos valores entrará em vigor a partir de terça-feira (21)

A Petrobras vai promover uma mova redução de preços da gasolina e do  diesel  em suas refinarias, diante da queda contínua dos preços internacionais do petróleo. A companhia vai reduzir em 8% os preços da gasolina e em 4% os preços do diesel a partir desta terça-feira (21).

Com isso, o preço da gasolina baixou R$ 0,0794 por litro e o diesel, R$ 0,0597 o litro. Já o diesel S500  para usinas termelétricas terá uma redução de 4,1%, e o S10, de 4,2%.

O impacto na economia mundial por cota da pandemia continua derrubando o consumo de petróleo e combustíveis no mundo, impactando o mercado do setor.

Há uma semana os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), junto com os grandes produtores não membros do cartel, fecharam um acordo para reduzir a produção mundial em 9,7 milhões de barris por dia  Mas a medida não resultou em aumento de preços do produto.

O repasse  dessa  redução de preços nas refinarias não é imediato para os consumidores. Além disso, a parcela da Petrobras representa  20% do preço final do produto.

E o repasse depende dos estoques das distribuidoras e postos, que estariam abarrotados de produtos por conta da forte queda do consumo nas últimas semanas. Faz parte também dos preços finais a carga de impostos federal e estadual (ICMS), além das margens dos distribuidores e revendedores.

 

Fonte: O Globo
Foto: Imagem ilustrativa | Google