Passagem de meteoro “pirulito” é flagrada por câmera em Tangará

A imagem do meteoro rasgando o céu de Santa Catarina só foi possível porque o tempo estava firme

Durante a madrugada desta segunda-feira, 8 de fevereiro, câmeras flagraram um meteoro “pirulito” riscando o céu em Tangará. O fenômeno ainda foi registrado por imagens na cidade de Turvo, também em Santa Catarina.

Confira os vídeos de câmeras do Climaaovivo em parceria com a Bramon – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

 

Meteoro “pirulito” é um termo informal e portanto não é usado tecnicamente pelos astrônomos. Esse tipo de meteoro entra na atmosfera terrestre menos brilhante do que outros, porém, o final de sua entrada é especial e caracterizada por uma explosão. Assim, o meteoro aparece no céu como um risco sustentando uma bolinha brilhante.

A curiosa imagem do meteoro rasgando o céu de Santa Catarina só foi possível porque o tempo estava bem firme. O ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil no primeiro fim de semana de fevereiro de 2021 causou uma queda da temperatura e da umidade do ar. Assim, pouca nebulosidade se formou sobre a região permitindo uma ótima observação astronômica em grande parte do Sul do Brasil. Esta massa de ar frio chegou ao Brasil com força atípica para o verão.

Em outubro de 2020, a mesma câmera registrou a passagem de um meteoro, visualizado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Câmera em Tangará capturou imagens de meteoro

 

 

 

Fonte: Climaaovivo | Bramon
Foto: Divulgação