Orçamento de Ibiam para 2020 é aprovado pelos vereadores

Reunião realizada na terça-feira (25)

Na noite desta terça-feira (25) os nove vereadores de Ibiam reuniram-se para mais uma sessão ordinária sob a presidência de Sérgio Antonio Ramos (PSDB), reunião esta que foi acompanhada por professores e alunos do EJA (Escola de Jovens e Adultos) os quais, praticamente, lotaram as cadeiras do plenário.

Foi comunicada aos presentes a decisão da mesa diretora de retirar a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº098/2019, que tratava de novo enquadramento de atribuições dos servidores da Câmara de Ibiam.

Também houve a aprovação da indicação nº 027/19 do vereador Josimar Tesck de Oliveira (MDB) que sugere que ao Poder Executivo e Secretaria de Obras que seja feito o patrolamento, cascalhamento e britagem da estrada de acesso a residência do Sr. Manoel da Silva, na propriedade de Vitor Trevisol, na Linha Gheno. Em sua justificativa Josimar informa que o proprietário já procurou o secretário responsável e não foi atendido, sendo que a estrada está em péssimas condições, o que dificulta mais ainda em dias de chuva.

Na Ordem do Dia foi realizada a 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 720/19 que estima receita e fixa despesas do município de Ibiam para o exercício de 2020. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Aberto o espaço da Palavra Livre o vereador Mauri Dissegna (PT) saudou os alunos do EJA e enalteceu a iniciativa de buscar conhecimento para melhoria na qualidade de vida relatando o exemplo de uma senhora de 72 anos que nesta fase da vida esta aprendendo a ler e escrever. Destacou a 2ª mostra de danças de Ibiam e o acendimento da iluminação natalina no final de semana. Ainda comunicou que no Parque Industrial 2  haverá  a distribuição de alguns lotes para empresas interessadas em instalar-se em Ibiam. Manifestou tristeza quando a população comenta somente sobre discussões no plenário. Finalizou, lembrando que Ibiam tem lei municipal o qual foi ele quem fez sobre o doador de sangue.

Josimar Tesck de Oliveira (MDB) fez uma Indicação Verbal para melhorias na estrada que dá acesso  as propriedades de Mário Becker e Valter dos Santos (Juruna) tendo em vista que retornam em tributos para o município o trabalho em suas atividades agrícolas.  No caso de Juruna, comentou que havia máquinas da Prefeitura nas proximidades de sua propriedade mas, não foram fazer os serviços solicitados. No caso, de Mário acha preocupante  o descaso da Administração afinal, protocolou vários ofícios a mais de 7 meses e não foi atendido. Josimar  demonstrou sua indignação pelo fato de pedir apoio e não receber do Executivo a ponto de o agricultor contratar maquinário para atender os exigências da BRF. Josimar acha inadmissvel tal atitude com um município que arrecada R$ 1,2 milhões

José Henrique Ramos (PSD) manifestou sua alegria em ver várias pessoas na plateia. Recordou que sua mãe também foi aluna do EJA. Com relação ao novo parque industrial lembrou que era demanda de José Henrique na Câmara.

Miguel Felicetti (MDB) contestou a preocupação do vereador Mauri que as discussões na câmara repercutem mal nos municípios vizinhos. Miguel enfatizou que os comentários no plenário estão ligados aos interesses do povo de Ibiam e, se o Executivo não faz a parte dele, os vereadores estão fazendo que é cobrar e fiscalizar. Quanto ao dialogo entre os Poderes, recordou que Mauri foi convidado a participar, como membro da CPI, da busca de documentos na Prefeitura de Ibiam  mas, o mesmo não pode se fazer presente e, Miguel diz ter gravações me vídeo que provam como foram hostilizados vergonhosamente e ainda a prefeitura encaminha um CD em branco não atendendo os documentos solicitados pela CPI do Asfalto de Linha União.  Miguel ainda falou do Parque Industrial 2 que sempre cobrou melhorias mas, falta infraestrutura (calçamento/iluminação) demonstrando que o Prefeito usa recursos públicos para obra particular dele que o asfalto na Linha União onde reside e esquece de investir em outras ações no município.

Irineu Salvadori (PDT) informou que quando as indicações do vereador Josimar comprometeu-se em levar ao Secretário responsável para atendimento pois, independente de ideologia partidária deve ter apoio da prefeitura pois, contribui com  sua atividade na arrecadação municipal. Acredita que disponibilizar terrenos no Parque Industrial é um incentivo para empresa se instalar e desenvolver o município e o asfalto que vai passar próximo vai melhorar o acesso aquele espaço. Diz ainda que discussões entre vereadores é normal mas, que deve-se estar unido e haver entendimento quando for para decidir temas a favor do povo que os elegeu. Irineu finalizou anunciando serviços de terraplanagens feitas e que estão no cronograma da Administração.

Clodomir Domingos Parise (MDB) aproveitou o espaço para esclarecer algumas informações errôneas difundidas pelo Poder Executivo com relação a projeto discutido em sessão anterior (Projeto de Lei 712/19).  Ele explica que houve a rejeição as adequações de garantias a Caixa em caso de financiamento para obra de asfalto em São Sebastião e segue valendo o aval favorável dos vereadores quando ao projeto principal/original de financiamento da referida obra (Projeto de Lei 713/19). Clodomir justificou não estar presente na sessão que contou com representantes da Caixa mas, tomou nota das informações com colega José Henrique e que reforça que são contrário as adequações do projeto e não do projeto de asfalto na comunidade de São Sebastião. Informou que também visualizou no sábado a Draga contratada pelo Mário Becker e que espera que agora a Administração faça sua parte com cascalho e o rodo em razão de que a propriedade é um exemplo para município. Finalizou com uma Indicação Verbal ao Secretário de Obras para melhorias nos acessos de São Pascoal, São Sebastião e Cerro Azul e, uma atenção aos boieiros na qual a maioria estão trancados e em razão da safra de frutas faz necessário estes serviços do Poder Público.

Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) é uma honra ter a presença no plenário de alunos e professores do EJA pois, admira a atitude de buscar conhecimento pois, nunca é tarde para aprender. Que venham mais vezes acompanhar o trabalho dos vereadores pois, o que sai na mídia nem sempre condiz com o que é discutido nas sessões.

Mauri Dissegna (PT) retomou a palavra para justificar que não acompanhou os membros da CPI na Prefeitura pois, estava em aula naquela tarde mas, diz ser defensor da ética e transparência da coisa pública. Agradeceu as observações dos vereadores quando a Parque Industrial 2 e sobre as estradas serão atendidos a todos no decorre do tempo.

Sélio Raisser (PP) destacou a tarde de campo realizada em propriedade em linha Santo Alésio com sistema na forma de piquetes. Acredita que outras propriedades também serão beneficiadas com o Projeto de Gado de Corte da atual Administração que visa incentivar a agricultura principal fonte de renda do município. Ainda informou sobre as cerca de 20 terraplanagens realizadas e lamentou que além do Mário Becker tantas outras terraplangens não foram feitas pela falta de compromisso da Administração anterior.

Miguel Felicetti (MDB) retomou a palavra buscando esclarecimento de Mauri sobre qual a situação do barracão do Parque Industria 1 que havia previsão de emprego e renda mas, estaria desativada. Na sequencia, o vereador esclareceu que houve uma fábrica de brinquedos mas, não prosperou e atualmente o galpão é utilizado para fabricação de paletes.

Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) ilustrou como surgiu o projeto de Gado de Corte que tem o apoio da Secretaria de Agricultura e do Técnico da Epagri com foco na pecuária de corte tendo em vista que a pecuária leiteira, suinocultura e avicultura  estão num estágio avançado em Ibiam. Destaca que o projeto esta na fase inicial e parabeniza o pecuarista Alcedir Perorza e os profissionais envolvidos no projeto.

Sérgio Antonio Ramos (PSDB) enalteceu o esforço dos técnico da Epagri e Médico Veterinário da Prefeitura no desenvolvimento do projeto de Gado de Corte mas, questiona a forma de participação da Prefeitura no referido projeto que segundo Sérgio é lenta e com pouco apoio da Administração. Também mostrou-se surpreso ao saber que a máquina que realizava serviços na propriedade de Mário Becker foi paga pelo mesmo, isso por que pelo tempo e os ofícios protocolados na Prefeitura esperava que fosse uma máquina pública realizar os serviços. Sérgio julga que isso demonstra “perseguição política” perante um produtor que auxilia na arrecadação do município de Ibiam.

Ao final, o vice-presidente José Henrique Ramos Moreira (PSD) que assumiu a presidência momentaneamente convocou os vereadores para próxima a sessão ordinária a ser realizada dia 3 de dezembro de 2019, às 18.30 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...