OMS diz que desenvolvimento de vacina contra coronavírus deve demorar mais de 18 meses

Estudo que analisará a segurança e a eficácia de quatro medicamentos diferentes contra a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou na sexta-feira (27) que o desenvolvimento da vacina contra coronavírus deve demorar mais de um ano e meio.

“A vacina ainda está há pelo menos 18 meses. Enquanto isso, reconhecemos que há uma necessidade urgente de terapêutica para tratar pacientes e salvar vidas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor-geral informou que um grupo de pacientes participará de uma pesquisa chamada de “Estudo de Solidariedade”, que vai comparar “a segurança e a eficácia de quatro medicamentos diferentes ou combinações de medicamentos contra a Covid-19”.

A diretora-técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que “mais de uma dúzia de países” estuda o desenvolvimento da vacina e qual medicamento é mais eficiente para tratar os infectados por Covid-19.

Também está em desenvolvimento um estudo sistemático de dados para analisar como a infecção se manifestou nos diferentes países e nos grupos de diferentes idades, já que a morte de crianças também foi registrada na China.

Ainda nesta sexta, a OMS voltou a reforçar a necessidade de isolamento social e de medidas de distanciamento para evitar a transmissão do vírus de pessoa a pessoa, além da quarentena de 14 dias não somente nos infectados, mas em todas as pessoas que também entraram em contato com os infectados.

 

Fonte: G1
Foto: AFP