No Dia Mundial do Doador, Hemosc reforça alerta para estoques de sangue em SC

A maior necessidade, neste momento em SC, é pelos tipos A+, O- e O+. Mas toda a doação é importante e ajuda a salvar vidas.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) aproveita o Dia Mundial do Doador e reforça os pedidos para que a pessoas doem sangue. A maior necessidade, neste momento em SC, é pelos tipos A+, O- e O+. Mas toda a doação é importante e ajuda a salvar vidas.

O Hemosc é responsável por quase 100% do abastecimento de sangue nos hospitais e clínicas do Estado, fundamental para tratamento dos pacientes, cirurgias importantes e cuidados maternos e neonatais. Inclusive, há pessoas que precisam do apoio que vem dos bancos de sangue por toda a vida.

Em 2021, em números aproximados, foram 70 mil candidatos à doação em SC, com 60 mil bolsas coletadas. Bom lembrar que – no mesmo período – a necessidade de transfusão foi de 85 mil bolsas. Isso reforça a importância dos estoques estarem sempre abastecidos.

Todas as informações sobre a doação de sangue em SC estão disponíveis no site do Hemosc.

Aliás, nesta semana, as unidades estarão ainda mais enfeitadas para receber os doadores e, em alguns dias, haverá programação especial, como lanches e o lançamento do livro, “A História da Hemoterapia Catarinense”. O exemplar será apresentado nesta segunda (14), às 19h, em uma Live nas redes sociais do Hemosc.

As doações podem ser agendadas tanto pelo site, como por telefone. No caso do Hemocentro Regional de Joaçaba o contato é (49) 3527.2200.

CLIQUE AQUI para agendar a sua doação e confira os dias e horários disponíveis.

 

 

Fonte: NSC
Foto: Divulgação