Município de Tangará é o maior produtor de uva do estado

Com a maior área da cultura, produzindo 12 mil toneladas

O Município de Tangará é atualmente o maior produtor de uva do estado de Santa Catarina, com uma área de plantio de pouco mais de 500 hectares de parreiras. Através de um trabalho conjunto entre Secretaria de Agricultura e Epagri que juntos prestam o apoio necessário aos produtores rurais, o investimento em novas áreas de parreira vem crescendo, tendo uma estimativa de aumento considerável da produção.

Cultura da Uva em Tangará 2017/2018:

Isabel 161 há
Niágara 119 há
Bordô 50 há
Seibel 38 há
Outras Variedades 83 há
Total de 451.5 há

 

Nos últimos dois anos através do programa “Menos Juro” do Governo do Estado, foram ampliadas as áreas em 27,3 há com investimento de R$ 1.189,830,00 tendo como principal a uva Bordô. O programa subsidia 2.5% dos juros. (Dados da Epagri), somando aos investimentos particulares, hoje Tangará possui mais de 500 hectares de parreiras de uva, sendo o município catarinense com a maior área da cultura, produzindo 12 mil toneladas, tendo estimativa de aumento de 600 toneladas até 2022.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Tangará, Aldair Biasiolo, o Bitinha, nesta safra não será colhido as 12 mil toneladas em função da estiagem que atingiu a região. “Nós tínhamos uma expectativa inicial de colheita da uva que infelizmente não se confirmará, tendo uma quebra de aproximadamente mil toneladas, a estiagem que atingiu a região em dois momentos, na brota e no mês de dezembro próximo à maturação, fez com que a produção diminuísse, mesmo assim teremos uma excelente safra com mais de dez mil toneladas, consagrando o município como o maior produtor de uva do estado”. Concluiu Bitinha.

O Agronegócio tangaraense corresponde a 50% da arrecadação, com aumento gradual, tendo a expectativa de acréscimo na safra 2019/2020 em até 3%.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...