Mesmo com abstenções projeto do social é aprovado na Câmara de Ibiam

Sessão ordinária foi realizada nesta terça-feira (10)

Nessa terça-feira (10) houve mais uma reunião dos vereadores de Ibiam sob a presidência de Sérgio Antonio Ramos (PSDB) o qual todos os parlamentares estiveram presentes.

Na oportunidade foi aprovada Indicação do vereador Miguel Felicetti (MDB) que sugere ao Prefeito e a Secretaria de Obras que seja feita a limpeza, cascalhamento e britagem do pátio no entorno dos barracões da antiga emprsa Multipoli, atualmente de propriedade de Roberto Lukervisk, ainda limpeza de bueiro em frente a propriedade de Ademar Lorenzetti, que dá acesso aos barracões,  tendo em vista que o proprietário esta pleiteando a vinda de uma empresa no ramo de aberturas com possibilidade de gerar de 50 a 80 empregos diretos. Em sua justificativa destaca que o prefeito foi procurado por Roberto, que é um dos maiores apicultores do município mas, nem  o mínimo a Administração fez e, espera que atenda o pedido pois é interessante apoiar e dar condições para novas empresas no municípios gerando emprego e movimento econômico para Ibiam.

O presidente também encaminhou o Projeto de Lei nº718/19 que trata das Diretrizes para elaboração Orçamentária para 2020, para que seja estudado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Câmara de Ibiam.

Ainda foi encaminhado emenda supressiva/modificativa ao Projeto de Resolução 002/2019, que trata sobre a implantação do vale-alimentação aos servidores da Câmara, para que seja dado o parecer da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.

Na Ordem do Dia o presidente colocou em 2ª votação o Projeto de Lei 717/19 que autoriza auxilio a pessoa carente do município. Sendo que houve aprovação com 4 votos favoráveis e 4 abstenções o referido projeto.

Justificaram as abstenções os vereadores Clodomir Parise (MDB), Miguel Felicetti (MDB), Antonio Souza do Amaral (MDB) e Luciana Trevisol Balen (PC do B) em razão da falta de esclarecimento da Assistente Social, que por meio de nota endereçada a Câmara alegou compromisso na data não sendo possível estar presente, porém afirmou que não é de sua responsabilidade questões administrativas e financeiras do Executivo.  Os vereadores sabem da necessidade da pessoa a ser favorecida mas, avaliaram fundamental os esclarecimentos do Social, até por que parecer jurídico da Câmara aponta ilegalidade na forma como o projeto foi encaminhado pelo Executivo.

Aberta a Palavra Livre logo o vereador Miguel Felicetti (MDB) questionou o líder do prefeito para saber quando haverá reunião para tratar sobre o vale-alimentação com os dirigentes da Associação de Servidores Municipais, presentes na sessão. Irineu Salvadori (PDT) afirmou que falou com o Prefeito a respeito e, o mesmo vai buscar saber dos comerciantes se há interesse na questão. Diante deste contexto, o vereador Miguel sugeriu que convoque o senhor Ivo Zanin para vir até a Câmara discutir o vale-alimentação. Ainda fez Indicação Verbal para que seja feita a reabertura e cascalhamento da linha de acesso a antiga escola Tancredo Galafassi na comunidade de São Miguel perante a dificuldade no acesso de caminhões no trecho.

A vereadora  Márcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) afirmou que passou no trajeto nesta terça-feira (10) e conversou com moradores, explicando que houve acordo entre os prefeitos de Ibiam e Tangará para arrumar o acesso pois, liga os dois municípios. Segundo ela, as máquinas estão em Santo Alésio, no máximo em 15 dias as melhorias serão feitas.

Mauri Dissigna (PT) parabenizou os organizadores e equipes campeãs do Campeonato de Futsal, agradeceu os participantes do Desfile de 7 de setembro e manifestou ato de repudio para o Governo Federal pelo corte de bolsas de estudos. Ainda convidou para reunião do Plano Diretor de Ibiam a realizar-se amanhã. Também desejou sucesso ao novo Secretário de Educação, salientou que com dialogo haverá avanço no vale-alimentação recordando que não é quer apenas R$ 60,00 no vale mas, como vereador deseja que seja muito mais do que esse valor.

Clodomir Parise (MDB) fez Indicação Verbal para Secretaria de Agricultura fazer o recolhimento de embalagens antes da próxima safra. Solicitou patrolhamento na subida do morro Panceri assim, como do outro lado pois tem moradores que reclamam da situação e dificuldades no serviço do transporte escolar. Segundo ele houve até secretário de obras residente naquela região mas, que não fez nada para melhorar a situação.

Sélio Cardoso Raiser (PP) destacou as belas apresentações do desfile cívico tendo como tema Meio Ambiente. Ilustrou que teve moradora de São Pascoal que sensibilizou-se com o tema. Ainda informou que conversou com o prefeito de Tangará nessa terça-feira (10) e que serão realizadas melhorais na divisa com Ibiam (Comunidade de São Miguel) e, embora seja devagar a Administração esta fazendo com seriedade e trabalho.

Miguel Felicetti (MDB) retomou a palavra cobrou explicações sobre novo poço artesiano em linha nova que favorecerá 7 da família Dalazen, 3 da família Antunes e ainda da família Ferreira e de Floriano Rodrigues. Reafirmou que o acesso a São Miguel nunca ficou numa situação tão precária como agora. Finalizou dizendo que na próxima semana começará os trabalhos da CPI e alguma irregularidade será levada ao conhecimento da justiça.

Irineu Salvadori (PDT) enalteceu Ibiam que será um dos poucos municípios com asfalto no interior sinônimo de tranquilidade e progresso. Destacou que  maioria das promessas de campanha estão sendo cumpridas mostrando a seriedade da Administração e o povo vai confirmar isso no final de 2020.

Antonio Souza do Amaral (MDB)agradeceu a oportunidade de voltar a ocupar espaço no legislativo após 8 anos e lembrou que a união faz a força e os vereadores que estão aqui devem respeitar o voto a cada um delegado.

Luciana Trevisol Balen (PC do B) destacou que este período de vereadora titular foi uma experiência valiosa, aproveitou para refletir com os demais colegas que é preciso pensar no povo a cada voto ou decisão tomada na Câmara.

O presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) aproveito a presença dos dirigentes da Associação de Funcionários de Ibiam para cobrar do Executivo a implantação do vale-alimentação para servidores da prefeitura visando viabilizar o cartão para o comércio local. Agradeceu a colaboração dos suplentes de vereadores que por 30 dias ocuparam cadeiras de titulares e, encerrou a sessão convocando todos para próxima reunião as 18h30min de terça-feira (17).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...