Legislativo tangaraense realiza a primeira sessão ordinária de maio

Reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (03)

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (03) a primeira sessão ordinária do mês de maio. Um projeto deu entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei nº 025/2021 “DISPÕE SOBRE ANULAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Na ordem foi dia foi aprovada em única votação a Moção de Apoio nº 004/2021 “MOÇÃO DE APOIO AO PROJETO DE LEI 338/2019 QUE TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA”, que tem como objetivo dispor sobre a política estadual de controle populacional de animais domésticos, de autoria do Vereador Andrey Alberti, com sete votos favoráveis e uma abstenção.

Também foi aprovada em segunda e última votação por todos os Senhores Vereadores o Projeto de Resolução nº 01/2021 “DISPÕE SOBRE A DEVOLUÇÃO DE TERRENO URBANO À PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ”, de autoria da Câmara de Vereadores de Tangará-SC.

Na palavra livre o Vereador Marcio Meyer comentou que recebeu bastante reclamação da população sobre os setores públicos aqui do nosso município, sobre o mau atendimento das pessoas que estão trabalhando. O Vereador também solicitou um ofício ao Executivo Municipal para que na entrada da Escola Crescer e Aprender seja feito um reparo, pois tem muita pedra brita solta e quando os carros entram no estacionamento as pedras acabam voando nas casas e danificando os vidros das residências.

O Vereador Roberto Rampon solicita à Secretaria de Obras para que seja feita a reabertura da Linha Rolante, juntamente com as outras Linhas que serão feitas as reaberturas, pois há vários trechos da Linha Rolante que a estrada é muito estreita, dificultando o tráfego de veículos maiores. Roberto também parabenizou o Vereador Marcio pela passagem de seu aniversário.

O Vereador Andrey Alberti comentou que na semana passada ele falou sobre a limpeza dos lixos na cidade e sobre o processo de licitação da empresa, e em conversa com o Prefeito Municipal como a empresa não compareceu à chamada, ele falou que nesta semana já começou os trabalhos e estão fazendo mutirões no perímetro urbano. Andrey parabenizou a Administração Municipal e a Secretaria de Obras por estarem realizando esse serviço. O Vereador também solicita um ofício ao DETRANTANG para que fosse feito um estudo de viabilidade para ser feita uma vaga exclusiva para carga e descarga na Rua Padre Fridmundo, nas proximidades da Secretaria de Educação, Cultura, Juventude, Esportes e Lazer. Andrey também pede um encaminhamento de ofício para as operadoras Vivo, TIM, Claro, Oi e também para a Anatel para que seja feita a ampliação de sinal de telefonia móvel na área urbana, visto que em alguns lugares do perímetro urbano raramente ou nunca pega sinal de torre.

A Presidente Maria Miria solicitou uma parte na fala do Vereador Andrey e comentou sobre a Internet Rural que já foi iniciado um trabalho anteriormente juntamente com a Secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina, onde inclusive já foram recebidas as respostas das negociações para ampliação do programa de internet rural no interior de todo o Estado. Maria comenta que há uma necessidade muito grande em relação a essa carência, principalmente no interior porque hoje o produtor rural necessita de internet para realização de diversos trabalhos, se tornando cada vez mais indispensável a sua utilização, tanto na área rural quanto na área urbana.

O Vereador Andrey concordou com a colocação da Presidente Maria Miria sobre a expansão da internet na área rural, afirmou que devemos cobrar da Anatel que é a agência reguladora, pois as operadoras precisam fornecer o máximo de sinal possível aqui para nossa região, que isso com certeza só contribui com a sociedade.

O Vereador Valdacir também solicitou uma parte na fala do Vereador Andrey e comentou sobre a nossa questão geográfica que é bem complicada, mas que é necessário não medir esforços para ampliar internet em nosso município para não haver todas essas dificuldades, levando-se em consideração que o nosso município é extremamente grande em sua extensão territorial, onde possuímos grandes produtores rurais e eles necessitam de estrutura para continuar trabalhando.

No uso da palavra a Presidente da Casa, Maria Miria Rambo, solicitou o encaminhamento de ofício para Secretaria de Obras agradecendo e parabenizando pelos trabalhos realizados na estrada da Comunidade Sede Dona Alice até na encruzilhada que dá acesso a Comunidade de Colônia Muller e Lageado Grande, sendo que os serviços foram solicitados pelos moradores dos referidos trajetos.

Valdacir pede uma parte na fala da Presidente para que também seja enaltecido o belo trabalho que a Administração Municipal fez na estrada da Linha Bracatinga, localizada na Comunidade Sede Dona Alice, a pedido dos moradores daquela localidade.

Nada mais havendo a Presidente Maria Miria Rambo encerrou a sessão e convocou os Vereadores para a próxima, marcada para o dia 10 de maio às 19h00.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará
Foto: Assessoria Imprensa Câmara de Vereadores de Tangará