Lacen realiza 16 mil exames para Covid-19 em dois meses

Atualmente, o laboratório recebe em média 325 amostras por dia

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) completou dois meses realizando os exames para detecção do novo coronavírus para todo o Estado nesta terça-feira, 12. Nesse período, aproximadamente 16 mil exames foram feitos. Atualmente, o Lacen recebe em média 325 amostras por dia. Os resultados ficam prontos entre 24 e 48 horas, com algumas exceções, por exemplo quando há necessidade de repetição do exame.

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia. Ao longo destes dois meses a unidade estendeu o horário de funcionamento para três turnos de trabalho e tem atuado aos finais de semana e feriados para atender a demanda crescente pelo exame.

Os principais setores envolvidos realizam a produção e distribuição do meio de cultura para a coleta e transporte das amostras biológicas. O laboratório também recebe e faz triagem das amostras que chegam das unidades de saúde, além de realizar a técnica de RT PCR (teste de diagnóstico) em tempo real, considerada o padrão ouro para a detecção do vírus SARS-COV-2.

As atividades do Lacen contam com a colaboração de instituições que ofereceram o empréstimo de equipamentos, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e empresa Souza Cruz. Voluntários da UFSC também estão colaborando ativamente com os trabalhos.

 

 

 

 

Rede de apoio contribui para a melhoria dos trabalhos

 

Nestes dois meses, o Lacen distribuiu cerca de 23 mil kits de coleta para unidades de saúde de Santa Catarina. A partir de maio, a distribuição desses kits foi descentralizada para 15 pontos no estado, facilitando o acesso.

Com o objetivo de otimizar recursos, a logística de transporte de amostras biológicas de todos os municípios do estado até o Lacen foi alterada e passou a ser feita por macrorregião. A ação foi realizada pela Diretoria de Articulação Regional, da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para a realização dos exames, foram utilizados insumos distribuídos pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS) para todos os estados e os insumos adquiridos pela SES. A atividade também contou com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, que reuniu kits de testes de detecção da Covid-19 doados por instituições como Rotary Club, Compre Fort e Fiesc.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo SC
Foto: Divulgação