IPVA 2020: confira alíquotas e datas de pagamento

Imposto pago por donos de veículos é obrigatório e pode ser parcelado em três vezes

Quem decidir parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Santa Catarina já deve separar o dinheiro para fazer o primeiro pagamento no dia 10 de janeiro. O calendário do tributo em Santa Catarina foi confirmado pelo governo do Estado e disponibilizado pelo Detran-SC.

Nos mesmos moldes dos últimos anos, o IPVA em Santa Catarina poderá ser pago em três parcelas em 2020, variando conforme o número final da placa. Donos de veículos com placa de final 1 são os primeiros a pagar, com vencimento da cota única no dia 31 de janeiro, ou do primeiro boleto da versão parcelada no dia 10 de janeiro. Quem optar pelo pagamento em uma vez só não terá desconto.

O IPVA é obrigatório, com exceção dos casos de veículos isentos (como os comprados com isenção de impostos para portadores de deficiência, por exemplo), e a base de cálculo é o valor de mercado do veículo — conforme a tabela Fipe. As alíquotas são de 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros; 1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros, e de 1% para veículos destinados à locação.

Confira o calendário do IPVA 2020 em SC

Fonte: NSC
Foto: Imagem ilustrativa | Google
Comentários
Carregando...