Frio aumenta importância do distanciamento social e cuidados de higiene

O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reforçam a necessidade do distanciamento social em Santa Catarina com a chegada do inverno. Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 6, ambos destacaram que essa estação é naturalmente marcada por um aumento dos casos de doenças respiratórias, o que deve ser agravado com a pandemia de Covid-19.

“Durante esse período, precisamos redobrar os cuidados, evitando aglomerações. A queda de temperatura reforça a necessidade de nos atermos às normas de distanciamento social”, afirma o governador.

Segundo Motta Ribeiro, a questão climática é um fator que deve ser levado em consideração pela população, uma vez que o frio leva a um aumento das doenças respiratórias. Ele reforçou o pedido para que todos utilizem máscaras e higienizem as mãos com frequência.

“O inverno está chegando e com ele surgem outras síndromes respiratórias. Esse cuidado redobrado pode fazer a diferença para evitar uma sobrecarga do nosso sistema hospitalar. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem o tratamento adequado, e para isso a colaboração de todos é imprescindível”, destaca o secretário da Saúde.

 

 

 

Governo do Estado confirma 2.917 casos e 59 óbitos por Covid-19

 

Nesta quarta-feira Santa Catarina chegou aos 2.917 casos confirmados de Covid-19. A doença respiratória já causou 59 mortes no estado desde o início da pandemia. O óbito mais recente a entrar nos registros foi o de um homem de 80 anos, morador de Siderópolis, falecido no último dia 30. Ele apresentava comorbidades.

Canoinhas, Treze Tílias e Xanxerê foram incluídas na lista dos municípios que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 154 cidades.

Um total de 122 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (61) e suspeitos (61). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 17,3%. Atualmente, são 498 leitos no total. Um total de 231 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo SC
Foto: Secom