Esgotamento sanitário na cidade e falta de água no interior pautam reunião de vereadores de Ibiam

Sessão ordinária realizada na terça-feira (16)

Vereadores de Ibiam estiveram reunidos na noite dessa terça-feira (17) para mais uma sessão ordinária do mês de setembro, na oportunidade retomaram suas cadeiras José Henrique Ramos Moreira (PSD) e Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) licenciados por 30 dias da Câmara.

Foi apresentado e aprovado o Requerimento do vereador Jocimar para que o Executivo Municipal cópia autenticada por servidor do quadro efetivo do município nº 002/2019 e cópia da justificativa do edital.

Como não houve tema específico na Ordem do Dia o presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) abriu a palavra livre para manifestações de interesses dos vereadores.

Miguel Felicetti (MDB) fez uma Indicação Verbal relacionada a preocupação de moradores de Linha União que procuraram o vereador relatando a falta de água sentida deste o final de 2018, na qual devido a obra de asfalto quebraram o encanamento e, não consertaram mais. Miguel não quer acreditar tratar-se de perseguição política para isso, pede providências ou avisará o Ministério Público (MP). Outro tema abordado pelo vereador relaciona-se ao saneamento básico onde alguns moradores possuem rede de esgoto e não pagam taxa alguma, ao contrário de quem tem fossa séptica e, pagam pelo serviço de limpeza. Considera injusta a situação e sugere ao prefeito para que auxilie este moradores sem acesso a rede de esgotamento sanitário.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) colaborou com a preocupação de Miguel, pedindo apoio do secretário responsável para que faça algo em benefício dos moradores que possuem fossa séptica. Para ele é indignante haver distinção no custo de que é abrangido por rede de esgoto ou não.

Mauro Dissigna (PT) enalteceu a presença do presidente da Câmara e alguns vereadores na discussão sobre o Plano Diretor em reunião realizada na quarta-feira passada. Convidou os colegas para seminário no município de Salto Veloso sobre o meio ambiente e a sociedade. Parabenizou o trabalho da secretaria de urbanismo nas melhorias do letreiro em terreno em frente a igreja da cidade. Diz que Ibiam esta numa nova fase em que empresários tem procurado informações para instalar-se no município. O prefeito, esta aberto ao diálogo, tanto que na quinta-feira (19) haverá reunião sobre a viabilidade de empresa de móveis instalar-se em Ibiam visando empregar e formar marceneiros.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) destaca que questão saneamento básico não é assunto atual, mas até o momento, pouco foi feito para conter o mau cheiro que causa para os moradores beneficiados com rede de esgoto e o transtorno que causa para aqueles que tem fossa séptica. Para ele é fundamenta procurar solução a curto prazo é fundamental.  José Henrique comentou que aproveitou o tempo licenciado para trocar contatos com outros vereadores e prefeitos em reunião em Videira, o qual conclui que todos os municípios tem problemas, mas, deve-se buscar soluções não deixar tudo para o próximo mandatário municipal.

Clodomir Parise (MDB) como a cidade demonstra crescimento urbano é fundamental a Prefeitura aumentar a cobertura da rede de esgoto. Ainda informou ter sido procurado também por moradores de Linha União que reclama da falta de água a 9 meses, espera que providências sejam tomadas pelo Executivo, caso contrário, os vereadores tomarão atitude perante a justiça.

O presidente Sérgio Antônio Ramos (PSDB) recepcionou com boas vindas os dois vereadores Jocimar e José Henrique que reassumem sua titularidade na Câmara e convocou todos para a próxima reunião, antecipada para segunda-feira (23) as 19:30 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...