Eleições 2020: Confira as orientações para a votação

Em Santa Catarina, mais de 5 milhões de eleitores dos 295 municípios votam para prefeito e vereador. O horário da votação será das 7h às 17h

Neste domingo, 15 de novembro, serão realizadas as eleições municipais em todo o país. Em Santa Catarina, mais de 5 milhões de eleitores dos 295 municípios votam para prefeito e vereador.

O TSE elaborou uma série de medidas para reduzir as possibilidades de contaminação nas seções eleitorais, tarefa realizada com a ajuda de uma consultoria sanitária. O TSE conclama os eleitores a exercerem seu direito ao voto, adotando todas as precauções recomendadas.

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado: o horário será das 7h às 17h. Porém, o período das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Para garantir maior segurança ao eleitor durante as eleições 2020, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o votante será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara. As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar, e recomenda-se que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Os eleitores que estiverem com sintomas de covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Quem deixar de votar por essa razão deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição.

Em caso de ausência às urnas, o eleitor tem até 60 dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Para tanto, deverá exibir documento comprobatório, ou, na ausência de documento, expor suas razões. Cabe ao juiz da zona eleitoral em que é inscrito o eleitor analisar a documentação e alegações apresentadas.

 

Eleitores devem ficar atentos quanto a mudança de seções

 

Fonte: ND+
Foto: Divulgação