Dois suplentes assumem na Câmara de Vereadores de Ibiam

As cadeiras serão ocupadas por Antonio Souza do Amaral e Luciana Trevisol Balen

Reuniram-se na noite dessa terça-feira (20) os vereadores de Ibiam para mais uma sessão ordinária deste mês de agosto. Na oportunidade, foram empossados dois suplentes tendo em vista a licença dos vereadores Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) e José Henrique Ramos Moreira (PSD) pelo período de 30 dias para tratar de assuntos particulares. As cadeiras serão ocupadas por Antonio Souza do Amaral (MDB) e Luciana Trevisol Balen (PC do B).

Feita a chamada dos vereadores e a leitura dos expedientes recebidos pela 2ª Secretária da mesa diretora, Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) logo o presidente da Câmara de Ibiam, Sérgio Antonio Ramos (PSDB) solicitou ao relator da Comissão de Finanças e Orçamento o parecer do Projeto de Lei nº 716/19, que trata da revisão do PPA 2018/2021.  A comissão emitiu parecer favorável por unanimidade ao projeto apresentado.

Ainda o presidente solicitou ao relator da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça o parecer do Projeto de Resolução nº 002/19 (concede vale-alimentação aos 3 servidores da Câmara). A comissão emitiu parecer favorável a proposição, desde que sejam juntados os documentos fiscais necessários.

Diante disso o Presidente encaminhou o Projeto de Resolução á Comissão de Finanças e Orçamento para seu parecer.

Na Ordem do Dia houve a  1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 716/19 que dispõe sobre a revisão do PPA  2018/2021, instituído pela lei 604/17, do município de Ibiam. Sendo aprovado por unanimidade de votos pelos vereadores.

Antes da Palavra Livre o Presidente deu as boas-vindas aos vereadores empossados Luciana e Antônio manifestou satisfação de recebê-los na Câmara e desejou-lhes bom proveito.

O vereador Antônio Amaral (MDB) pediu a palavra para agradecer a oportunidade, assim como a vereadora Luciana Trevisol Balen (PC do B)

Clodomir Domingos Parise (MDB) desejou também as boas-vindas aos novos vereadores e fez uma indicação verbal, pedindo que através da Secretaria de Obras seja providenciado um tubo para melhoramento da estrada próximo a propriedade do Sr. João Lavratti. Pediu ao líder do Prefeito na Câmara para que seja tomada providências antes que aconteça alguma acidente com moto no trecho.

Mauri Miorelli Dissegna (PT)  acolheu aos vereadores empossados e comentou sobre  serviço de britagem realizado na Linha Gaúcha, afirmou que finalizando a obra de Linha União o maquinário ficará disponível para os demais agricultores utilizarem.

O vereador Sélio Cardoso Raizer (PP) pediu a palavra para igualmente fazer seus votos de boas-vindas aos vereadores Amaral e Luciana. Informou que um novo médico está atuando no município, trata-se de Rodrigo Bagatini, que prestará atendimentos as terça e quintas-feiras para melhor atender a população.  Diz que conversou com Ronaldo Regalin, engenheiro da AMARP, e este lhe informou sobre a instalação de um portal no município.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) pediu a palavra para desejar as boas-vindas aos vereadores empossados. Destacou que Amaral pela experiência fará um bom trabalho e Luciana reforça a importância da mulher na política, que nesta legislatura é suplente mas, na próxima poderá ocupar posto como titular basta que continue motivada.

Irineu Salvadori (PDT) também desejou boas-vindas aos vereadores, ainda pediu para que a próxima sessão fosse transferida para a próxima sexta-feira, o que foi  aprovado por unanimidade dos presentes. O vereador ainda ponderou que o Executivo está estudando uma maneira de fornecer um reajuste salarial aos servidores que recebem baixos salários, como por exemplo os operários braçais. Aproveitou para agradecer o ex-deputado Valdir Colatto (MDB) pelo valor de R$ 100 mil  e a deputada Carmem Zanotto (PPS)  pelos R$ 67 mil, atendendo as solicitações do Executivo. Com relação ao portal do município será licitado pois o projeto já está pronto, faltando somente alguns detalhes. Informou que o portal é promessa de campanha e vai embelezar a cidade e, ficará situado na SC-135. Segundo ele o DEINFRA já fez as marcações necessárias e, acredita que com o portal quem passar na rodovia vai saber que Ibiam existe.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) aproveitou a oportunidade para perguntar ao vereador Irineu Salvadori (PDT) se o padrão de luz de Agenor Padilha já foi paga? Pediu também o motivo da Van adquirida pela saúde estar escondida e não estar em frente a prefeitura com faixa, mostrando a aquisição?

Irineu pediu a palavra para responder, o qual disse que a van só irá rodar quando a documentação estiver certa. Questionou Miguel por que da preocupação do padrão de luz, se o mesmo absteve-se de votar. E finalizou dizendo que conforme cronograma será pago pela Prefeitura.

Miguel retomou a palavra e parabenizou os servidores públicos municipais pelo abaixo-assinado que está sendo confeccionado para concessão do vale-alimentação pela Prefeitura de Ibiam. Não entende o motivo do executivo já não ter concedido reajuste aos servidores, se tem capacidade financeira endividar-se por meio de financiamento na Caixa Econômica Federal.

O vereador Clodomir pediu a palavra em resposta, para dizer que a ideia de conceder aumento é interessante mas, sem distinção, o qual todos os servidores tem direito a receber o reajuste.

 Os vereadores Mauri Miorelli Dissegna (PT)  e Irineu Salvadori (PDT) reforçaram que o projeto ainda será estudado pelo Executivo.  Irineu ainda informou que conversou com o comércio sobre o projeto do vale cartão alimentação, e que disseram concordar, mas que nem todos possuem a maquininha.

O Presidente Sérgio Antônio Ramos (PSDB) então finalizou dizendo que o projeto ainda será discutido e emendas poderão serem feitas se os vereador julgar necessário. Por fim, convocou para a próxima sessão ordinária a ser realizada dia 23 de agosto de 2019, ás 18 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...