Do frio forte para o calor, temperaturas em elevação em agosto

Confira a previsão do meteorologista Leandro Puchalski para o início do próximo mês

O amanhecer de quinta-feira (30) foi um dos mais frios desse ano em Santa Catarina. Tivemos temperaturas de -5 a -7°C na serra. O frio junto com o pouco vento, baixa umidade e pouca nebulosidade ajudou a trazer paisagens típicas do nosso inverno. Inclusive,a geada esteve presente em diversas cidades da serra.

A semana vai terminando com o afastamento da massa de ar frio que chegou nos últimos dias. Com o sistema apenas começando o seu deslocamento para o mar, a sexta-feira amanheceu fria.

 

 

 

TEMPO NO FIM DE SEMANA

 

O ar seco irá predominar nos dois dias trazendo a presença do sol para todas as regiões. Ao amanhecer vamos ter pontos de nevoeiros, mas isso mais no sábado e nas cidades entre Planalto Norte, Vale do Itajaí e Serra.

As temperaturas ao amanhecer não ficam tão baixas, mas sempre um friozinho de leve. Durante as tardes as temperaturas ficam bem agradáveis e até com certo aquecimento. Boa parte das cidades algo entre 23 e 25°C, mas com picos de até 26 a 28°C no Sul.

Segundo a previsão meteorológica, a 1° quinzena de agosto não terá massa de ar frio. Como se trata de um período de inverno, obviamente que as noites sempre terão as temperaturas diminuindo, mas pouco. Nada demais. As temperaturas das tardes durante boa parte dos 15 primeiros dias do mês serão até elevadas. Calor sempre maior para Oeste e Sul.

Como o que irá provocar essa mudança no padrão será uma forte massa de ar seco vinda do Centro Oeste do Brasil, também se chama a atenção que, muitas cidades de Santa Catarina não terão chuva na primeira quinzena.

 

Fonte: Leandro Puchalski
Foto: Jornalismo Tangará AM