Diocese de Joaçaba anuncia retomada de celebrações com público

Decisão vale para as 25 paróquias e mais de 626 comunidades

Na noite desta terça-feira (23), em uma Live realizada no Facebok da Diocese de Joaçaba, o bispo diocesano Dom Frei Mário Marquez anunciou a retomada das Celebrações de Santas Missas com a presença de público a partir do dia 04 de julho (Sábado). A decisão vale para as 25 paróquias e mais de 626 comunidades que compõem a área de jurisdição da Diocese de Joaçaba.

Segundo o Decreto Diocesano disponível no site da Diocese, Dom Mário afirma que há mais de noventa dias a Diocese de Joaçaba cumpre o isolamento social.

 

Retomada das Celebrações

Retomada das Celebrações de Santa Missa com públicoO nosso bispo diocesano, Dom Frei Mário Marquez, anunciou nesta terça-feira (23), a retomada das Celebrações de Missas com a presença de público seguindo algumas orientações para a preservação da vida.Neste vídeo, Dom Mário detalha as informações do Decreto Diocesano. Acompanhe:

Posted by Diocese de Joaçaba on Tuesday, June 23, 2020

 

 

Neste sentido, para a retomada das celebrações das Missas, a Diocese de Joaçaba determina:

• Todos devem seguir as normas de prevenção e higienização. É fundamental manter o distanciamento social, utilizar apenas 30 % da capacidade do espaço e seguir as demais orientações sanitárias do estado e do município.
• Importante higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja.
• É necessário usar máscara durante todo o tempo que permanecer na Igreja.
• Aqueles que pertencem a grupos de risco e os que apresentam sintomas de gripe não devem participar de celebrações presenciais, inclusive ministros extraordinários da Eucaristia, e sacerdotes.
• Orienta-se que as pessoas em situação de risco, ou acima se 60 anos acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação, em seus lares.
• Cultos dominicais realizados, tradicionalmente pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, permanecem suspensos.
• As missas nas comunidades poderão ser celebradas regularmente, conforme as orientações previstas.
• Como anteriormente informado, eventos, festas, formações, catequese, grupo de oração, encontros de movimentos e pastorais continuam suspensos por tempo indeterminado.
• As missas continuem sendo transmitidas pelas rádios ou de maneira on-line para que as pessoas do grupo de risco possam acompanhar e realizar sua comunhão espiritual.

Observação: Cada Paróquia observe as orientações da CNBB para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia COVID – 19 disponível neste link.

Decreto do Governo do Estado que possibilita o retorno das Celebrações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Diocese Joaçaba
Foto: Jornalismo Tangará AM