17 de maio foi o Dia Mundial da Reciclagem

Uma data que busca estimular a reflexão sobre o descarte correto dos itens que consumimos

O Dia Internacional da Reciclagem foi lembrado no domingo, 17 de maio. Uma data foi instituída pela UNESCO, buscando estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Como o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.  O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem ainda é um desafio.

Em Tangará a coleta seletiva do lixo foi implantada em janeiro.  O projeto Recicla uma parceria da Prefeitura de Tangará com a empresa VT Engenharia, que realiza a coleta do material. No último ano foram realizadas ações informativas nas escolas, bem como uma ampla divulgação da ação, orientando e tirando dúvidas da população.

Desde a implantação o projeto vem tendo bons resultados, o vice-prefeito, Valmor Vivian, destaca uma análise de dados sobre essa coleta no município. Segundo ele, com o período de isolamento social, nos meses de março e abril os números da coleta de lixo convencional diminuíram.  Além disso, em abril houve uma maior quantidade de materiais recicláveis descartados corretamente.

 

Fonte: Jornalismo Tangará AM
Foto: Imagem ilustrativa | Google