Covid-19: Quem serão os primeiros a se vacinar no grupo de comorbidades

Pessoas com síndrome de down, pacientes em tratamento de diálise e com transplante de medula estão na lista de prioridades; vacinação deve iniciar ainda nesta semana

Depois de cerca de duas horas de reunião, técnicos da Secretária de Estado da Saúde e da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) definiram qual será a ordem de vacinação contra a Covid-19 de pessoas que possuem algum tipo de comorbidade no Estado.

A imunização do grupo prioritário deve iniciar ainda nesta semana.

Os primeiros a receber as doses serão pessoas maiores de 18 anos com Síndrome de Down, doença renal crônica que fazem o tratamento de diálise e transplante de órgão sólido ou de medula óssea.

Também serão vacinados neste primeiro momento gestantes ou puerpéreas com mais de 18 anos e com comorbidades, pessoas maiores de 18 anos com alguma deficiência permanente, cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), e pessoas com comorbidades ou deficiência entre 55 e 59 anos.

Já os demais grupos de comorbidades serão inclusos no plano de vacinação de acordo com a chegada de mais doses na seguinte ordem:

  • 54 a 50 anos;
  • 49 a 45 anos;
  • 44 a 40 anos;
  • 39 a 35 anos;
  • 34 a 30 anos;
  • 29 a 18 anos.

 

 

Novas vacinas

 

A vacinação de pessoas com comorbidades já era prevista pelo Ministério da Saúde para começar em maio. Ela integra a terceira fase do Plano Nacional de Imunização.

O anúncio ocorre em um momento que Santa Catarina recebeu novos lotes de vacinas na sexta-feira (30) e sábado (1º). Somados, os lotes correspondem a 452.250 doses do imunizante Astrazeneca, produzido pela Fiocruz, e 33.900 doses de Coronavac, do Instituto Butantan.

Um novo lote chegará ainda nesta segunda-feira (03). São 17.550 doses da vacina Pfizer que chegam ao estado no início da tarde, distribuídas aos municípios de Florianópolis (10.530 doses) e São José (7.020 doses).

Fonte: ND+
Foto: Imagem Ilustrativa | Google