Ciclone em SC: Saiba como acessar os serviços do Governo do Estado

Alguns canais de atendimento estão com problemas e outros números foram disponibilizados temporariamente

As equipes do Governo do Estado atuam para minimizar os estragos causados pelo ciclone extratropical que atinge desde terça-feira (30) todas as regiões de Santa Catarina.

Mais de mil bombeiros militares, com o apoio de 380 viaturas, estão trabalhando para atender ocorrências, em especial destelhamentos, quedas de árvores e placas. Já foram atendidas por volta de 1,6 mil ocorrências até a manhã desta quarta-feira (20).

Neste momento, 300 equipes da Celesc trabalham para recuperar o sistema, mas a atuação exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.

Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone, internet e sem luz. Confira como está funcionando o atendimento do Governo do Estado e saiba como entrar em contato.

 

 

 

Corpo de Bombeiros Militar

 

Em caso de necessidade, a CBMSC pede à população que permaneça em local seguro, mantenha a calma e peça ajuda pelo telefone 193.

Devido aos eventos climáticos, em algumas localidades o Corpo de Bombeiros Militar está com problemas na linha do telefone de emergência 193. Este problema se estende por diversas regiões do estado e sua resolução está sendo considerada como prioridade para as operadoras de telefonia.

Deste modo, fica disponibilizado para contato o número 49 99148-3531 enquanto persistir esta condição, para a região de Curitibanos, Videira, Campos Novos e demais da região. Em Tangará foram disponibilizados os números: (49) 9 9150 4658, (49) 99825-6173, (49) 99841-9265, (49) 99661-4176.

 

 

 

Defesa Civil

 

Caso sejam registrados danos e ocorrências, ligue para o 199. Para receber notificações de emergência da Defesa Civil SC, envie um SMS com o CEP para 40199.

 

 

Celesc

 

A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc, disponível na App Store e no Google Play. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos a rede elétrica para evitar acidentes.

 

 

Casan

 

As comunicações com a Companhia continuam prejudicadas. Alguns usuários conseguem contato com a Central de Atendimento 0800 643 0195, mas nem todos os telefones estão conseguindo completar a chamada.

Os serviços disponibilizados através do site estão fora do ar, como o Chat, o Fale Conosco e as solicitações de serviços a distância ou por agendamento.

As equipes permanecem trabalhando para colocar em operação os sistemas afetados pela falta de energia elétrica. As unidades de captação ou de tratamento estão afetadas, prejudicando o abastecimento em quase todas as regiões.

A orientação é reduzir o uso de água tratada nesse momento para que possa chegar ao maior número possível de usuários.

 

 

PMSC

 

Devido aos eventos climáticos, a Polícia Militar está com problemas na linha do telefone de emergência 190. Deste modo fica disponibilizado para contato o número 48-9149-6098 ou funcional 49-991503041 enquanto persistir esta condição.

Ressalta-se que estão sendo tomadas as providências para que a situação seja resolvida o mais breve possível. A Polícia Militar agradece a compreensão e coloca-se a disposição para qualquer eventual dúvida ou necessidade.

O cidadão também pode recorrer ao aplicativo PMSC cidadão. O PMSC Cidadão permite ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento. Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo SC
Foto: Secom