Caso de sarampo é confirmado em Caçador

Paciente foi uma jovem de 24 anos

Um caso de sarampo foi confirmado, em Caçador, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município.

A doença foi registrada em uma jovem, de 24 anos, que apresentou manchas avermelhadas, sinal característico da doença, a partir do dia 18 de outubro. De lá para cá, ela ficou em casa, afastada de suas atividades e outras medidas de controle foram tomadas para que a doença não se propagasse.

“Ainda estamos investigando o caso para tentar rastrear como a jovem contraiu o sarampo, também estamos estendendo nossas ações às pessoas que estiveram próximas dela no período de maior transmissão, que compreende 2 dias antes e 2 dias após o surgimento do exantema”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.

Ainda, segundo ele, a jovem encontra-se bem no momento e já pode voltar ao trabalho e sua rotina normal. “Porém, este caso acende um alerta e comprova as previsões do Ministério da Saúde com relação a reintrodução de sarampo em Santa Catarina”, explicou.

Em Santa Catarina, já são 40 casos confirmados segundo o último boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

“Apesar deste caso ter evoluído positivamente é importante salientar que o sarampo é uma doença séria e pode matar”, lembrou Célio. Entre as ações realizadas em Caçador para prevenção, está a Campanha de Vacinação voltada a crianças de 6 meses à menos de 5 anos, entre os dias 7 de outubro e 25 de outubro.
Já, entre os dias 18 de novembro a 30 de novembro, acontece a Campanha de Vacinação para adultos de 20 a 29 anos. “A melhor maneira de se prevenir contra o sarampo é a vacina”, finalizou Célio.

 

Fonte: Rádio Caçanjurê
Foto: Imagem ilustrativa | Google
Comentários
Carregando...