Campos Novos está em estado de Infestação pelo mosquito Aedes Aegypti

Ações de combate foram ampliadas

A situação de Campos Novos é considerada preocupante, visto que, o momento é de alerta e o município está em estado de infestação pelo Aedes Aegypti, conhecido popularmente como Mosquito da Dengue.

A informação foi prestada pelo fiscal da Vigilância Sanitária, Mário Arthur Favretto. Mesmo diante de diversos esforços para conter a proliferação do mosquito, está difícil ter o controle da situação. “O município agora é considerado como em Estado de Infestação pelo Aedes Aegypti. Significa que que o mosquito que transmite a dengue, se instalou e está se reproduzindo aqui no município”, explicou Favretto.

Em anos anteriores quando aparecia o foco, eram em situações esporádicas, detectados em armadilhas ou pontos estratégicos. A situação mais preocupante foi registrada no final de 2018 no Bairro Boa Vista (Cohab), quando uma moradora, encontrou um mosquito adulto, o que desencadeou as inspeções em um raio de 300 metros que é a capacidade de voo do mosquito. Todos os imóveis nas proximidades do foco encontrado são vistoriados e durante os trabalhos diversos pontos foram encontrados.

Em virtude desta situação de infestação, as agentes que estão fazendo as inspeções, orientando as famílias e tentando eliminar as larvas do mosquito aplicando larvicida onde não é possível retirar a água. Estão instaladas mais de 100 armadilhas que fica há cada 200 metros (uma da outra), formando uma rede que cobre todo o município.

O trabalho de prevenção não obteve sucesso, então a partir de agora será necessário remediar. A comunidade precisa se conscientizar e cada um fazer sua parte para que esse problema seja eliminado. As pessoas que tiveram informações de alguns pontos que possam ser focos do mosquito da Dengue, podem fazer a denuncia no Agiliza para registrar em protocolo.

A partir de agora será criado um plano de contingenciamento, caso aconteça à transmissão de doenças. O que ainda não aconteceu porque os mosquitos que estão no município ainda não estão contaminados por nenhum vírus.

A equipe que atua no programa de combate a dengue foi ampliada para atender a demanda da comunidade.

Fonte: Rádio Simpatia
Foto: Imagem ilustrativa | Google
Comentários
Carregando...