Campanha alerta para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Objetivo é alertar sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos da doença

Assim como acontece com outros períodos do ano, o mês de setembro é dedicado a campanha Setembro Dourado. O objetivo da iniciativa é alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo para a detecção e tratamento precoce.

O médico pediatra Amarildo Moro Ribas ressalta a importância dos profissionais estarem atentos aos sintomas e queixas dos pacientes, já que mesmo doenças graves possuem altas taxas de cura quando diagnosticadas de forma precoce. Da mesma forma, ele afirma que, ao contrário das patologias que acometem os adultos e que por muitas vezes podem ser prevenidas, as que atingem crianças derivam de mutações genéticas, e não de hábitos de vida, por exemplo.

 

Já a integrante da Rede Videirense de Combate ao Câncer (RVCC), Lucene Cesca, destaca que a entidade é a primeira no estado de Santa Catarina a atender também crianças. Ela também lembra da importância da ajuda da comunidade para a continuidade e aprimoramento dos serviços prestados.

Rosa de Oliveira já teve câncer e viu também sua filha ser acometida pela leucemia. Ela alerta aos outro pais para que estejam atentos aos sintomas apresentados pelos filhos.

 

 

Fonte: Rádio Videira
Foto: Divulgação
Comentários
Carregando...