Caminhoneiros devem fazer o toxicológico a cada 2,5 anos

Motoristas profissionais devem ter atenção sobre as mudanças que recentemente entraram em vigor nas leis de trânsito. Alguns prazos mudaram e a validade da CNH aumentou para até 10 anos. Porém, para quem tem categoria C, D e E deve ficar atento à validade do exame toxicológico, que deve ser renovado a cada 2 anos e meio.

Motoristas profissionais devem ter atenção sobre as mudanças que recentemente entraram em vigor nas leis de trânsito. Alguns prazos mudaram e a validade da CNH aumentou para até 10 anos. Porém, para quem tem categoria C, D e E deve ficar atento à validade do exame toxicológico, que deve ser renovado a cada 2 anos e meio, pelos caminhoneiros, por exemplo.

Assista a reportagem de Oilson Antônio

Desde o dia 12 de abril de 2021, está em vigor a Lei nº 14.071, de 2020, que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Logo, estabelece novas regras com o intuito de demonstrar aos condutores quais serão as mudanças e os seus respectivos impactos. O instrutor de trânsito, Valmir Esquina, explica que apesar das alterações na lei para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação aumentarem a validade do documento para até 10 anos, conforme a idade do condutor, o exame não vence ao mesmo tempo. Assim o toxicológico deve ser renovado a cada 2 anos e meio pelos caminhoneiros.

Ainda existem dúvidas em relação a renovação para quem está ou não exercendo a profissão. Esquina lembra que o condutor não tem a obrigatoriedade de renovar o exame toxicológico se possuir categoria C, D ou E mas não conduza veículo dessa categoria. Todavia, se o motorista conduzir veículo dessa categoria, a renovação do exame toxicológico é obrigatório, ainda que não use o veículo para atividade remunerada.

A penalidade para quem estiver dirigindo sem a renovação do exame toxicológico é gravíssima. São 7 pontos na carteira, R$ 1.467,35, e prevê a suspensão no direito de dirigir por três meses.

Fonte: RBV Notícias

Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. Salve portanto em seus contatos o WhatsApp do RBV Notícias e envie uma mensagem: (49) 99129-4258.

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, Tangará, Capinzal e de quase 50 municípios em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Barriga Verde, Tangará, Videira, Vitória, Rádio V, Caçanjurê e 92 FM. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Para outras informações continue navegando pelo Portal RBV.