Definidos integrantes de comissões da Câmara de Ibiam para 2020

Sessão ordinária foi realizada na terça-feira (11)

Com a presença de todos os vereadores e no comando do presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) foi realizada nesta terça-feira (11) sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam.

Na oportunidade houve a aprovação de dois Requerimentos.

Sendo um do vereador Irineu Salvadori (PDT) que solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que envie à Câmara propostas de convênio com hospitais da região para o exercício de 2020, especificando valores a serem contratados e especialidades a serem atendidas.

Ainda o vereador Miguel Felicetti (MDB) solicita à Secretaria Municipal de Agricultura, solicitando que seja enviado à Câmara, as informações e cópia dos seguintes documentos:

– Quantia de terraplanagens feitas para construção de aviários, verticais e leitarias no Município de Ibiam, no período de 01/01/2017 à 11/02/2020;
– Cópia das atas da comissão que fez avaliação da quantia de horas para cada terraplanagem;
– Cópia da lei de incentivos utilizada para concessão dos incentivos;
– Qual critério utilizado para cobrança das taxas de terraplanagens;
– Quantia de horas utilizadas em cada terraplanagem, especificando a cobrança de cada  uma delas;
– Cópia dos empenhos e notas fiscais de pagamentos efetuados pelo município á empresas terceiras que prestaram os serviços para os agricultores.

 

O vereador justifica que os documentos são para conhecimento e análise dos incentivos concedidos, visando a aplicação dos recursos públicos.

Na sessão foi aprovada a 1ª Indicação do ano, proveniente do vereador Miguel Felicetti (MDB) ugere ao Poder Executivo, através da secretaria competente seja feito o calçamento na Rua João Pedro Dani, onde residem 16 famílias, pois a rua é de terra batida e é uma das poucas ruas que ainda não foi feito o calçamento. Em sua justificativa  afirma que há anos existe essa rua, onde os moradores contribuem com o IPTU, e não recebem as melhorias adequadas. Espero que a atual administração se sensibilize com a situação daqueles moradores que ali residem e faça o calçamento.

 

Na Ordem do Dia houve 2ª discussão e votação do Projeto de Lei 722/19 que reconhece a responsabilidade civil da Prefeitura por dano causado a terceiro e autoriza o ressarcimento dos prejuízos. Aprovado por unanimidade.

 

O presidente Jocimar ainda convocou os vereadores para formação das comissões com indicação pelos líderes de bancada, o qual ficou assim definido:

– Comissão de Justiça e Redação:

Presidente: Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP)
Relator: Mauri Miorelli Dissegna (PT)
Membro: Miguel Felicetti (MDB)

 

– Comissão de Finanças e Orçamento:

Presidente: Sélio Cardoso Raizer (PP)
Relator: Clodomir Domingos Parise (MDB)
Membro: Mauri Miorelli Dissegna (PT)

 

– Comissão de Obras e Serviços Públicos:

Presidente: Mauri Miorelli Dissegna (PT)
Relator: Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP)
Membro: Miguel Felicetti (MDB)

 

 

Aberta a Palavra Livre a vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) cumprimentou o público presente na Câmara entre eles, o vice-prefeito de Ibiam e o Secretário de Agricultura, comentou da destinação de recursos de quase meio milhão de reais de emenda parlamentar do Senador Esperidião Amin para investimentos nas áreas da agricultura e educação do município. A informação foi prestada para a bancada do PP pelo assessor do senador na região Sérgio Durigon.  Acredita a vereadora que beneficiará os jovens e a população a aplicação dos referidos recursos.

Clodomir Domingos Parise (MDB) questionou o líder do prefeito na Câmara se o asfalto de São Sebastião sairá do papel? Por sua vez, Irineu Salvadori (PDT) informou que as parcelas serão liberadas em maio, julho e janeiro de 2021. Clodomir ainda foi procurado por alguns moradores que não foram atendidos para a realização de silagem em razão de as máquinas da prefeitura estarem quebradas. Para ele é necessário a devida atenção a agricultura, setor que mais contribui para a renda do município de Ibiam. Recordou que quando presidente da Câmara destinou as sobras naquele ano para compra de equipamentos agrícolas. Ainda, sugeriu para o próximo ano, licitar máquinas, com certa quantidade de horas por produtores para atender a demanda de silagem cabendo organizaram-se em grupos com período de plantação no mesmo período.

Mauri Miorelli Dissegna (PT) deu boas vindas pela volta as aulas no município, comunicou da liberação de cascalhos e britagem nas vias rurais que serão feitas durante o ano. Com relação a máquinas diz que imprevistos acontecem, relatando a dificuldade de lidar com servidores, na expectativa. Finalizou elogiando a Secretaria de Saúde pela campanha de doação de sangue e lembrou do Dia Municipal do Doador (25 novembro) o qual foi de sua autoria.

Sérgio Antonio Ramos (PSDB) demostrou sua indignação com o caso de tratores quebrados e a forma capenga que o serviço de silagem está sendo prestada pela atual Administração.  É inadmissível, colocar culpa nos servidores pela quebra de máquina e deixar de fazer silagens aos produtores é voltar a estaca zero com as ensiladeiras que possui o município.

Diz que o prefeito de Ibiam, está equivocado ao afirmar que fez a cabeceira de ponte próximo ao clube recreativo, segundo Sérgio, a maioria do que existe foi feito com recursos do União Futebol Clube  e o atual prefeito pouco vez, e, ainda tirou a cerquinha que havia no local.

Miguel Felicetti (MDB) fez uma Indicação verbal para que sejam refeitas as cabeceiras da ponte na Linha Pocinhos, comunidade de Vista Alegre, justificando o fluxo intenso de caminhões antes de algum deles caia na ponte. Ainda o vereador observou em dias anteriores lixeiras cheias, passeios cobertos de matos e ruas em péssimo estado de conservação e, o prefeito encaminha para Câmara projetos de aumento de taxas (iluminação/IPTU) mas, dinheiro o município tem para resolver estes problemas, espera que o prefeito faça sua parte.

Sobre o financiamento do asfalto em São Sebastião, Miguel  procurou saber se a Caixa vai liberar os recursos sem que a obra tenha iniciado? E, ainda se a Caixa já aprovou tal financiamento? Ao perguntar isso à Irineu, que é o vereador mais idoso na atual legislatura pediu, que não faltasse com a verdade na resposta, como fez em outra oportunidade sobre o mesmo tema.

Quanto a construção do portal, manifestou preocupação dos valor empregado (R$ 172 mil) e o local escolhido (área do Estado). Com relação a silagem, era só utilizar o trator da praça que está em condições de trabalho e para ele não é culpa do servidor a situação mas, do prefeito e secretario que não fez o conserto.

Irineu Salvadori (PDT) contestou afirmação de ser mentiroso, destacou que este financiamento poderia ter sido liberado ainda no ano passado, mas, logo será licitado e a obra vai ser realizada. Sobre melhorias em ruas no município há impedimentos pelo Ministério Público pois, em Ibiam existem loteamentos irregulares e a Administração não fará algo ilegal.

Sélio Cardos Raizer (PP) afirmou que o local escolhido do portal, que está em construção é o melhor afinal, todos os municípios tem um portal e por que Ibiam não ter? Com relação a quebra de máquinas são situações que acontecem, recordou que no passado os produtores pediam serviço e recebiam um não como resposta, isso sim era grave, avalia o vereador. Quanto ao asfalto de São Sebastião, reafirmou que se fosse aprovado o projeto de adequação com juros o processo de construção estaria agilizado.

Clodomir Parise (MDB) tomou a palavra e contestou o discurso de culpar vereadores pelo atraso no início da obra de asfalto de linha São Sebastião pois, se dependesse dos vereadores de oposição esta linha seria a primeira a ser asfaltada. Se obra, ficou para este ano é culpa do prefeito pois, os projetos tramitaram com agilidade na câmara.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) lembrou que se haverá cobrança de juros, reflete a gestão do atual prefeito pois, tendo dinheiro em caixa, ao invés de priorizar a linha São Sebastião pela sua importância deixou para último ano asfaltar e optou por financiar a obra. Então, isso não é culpa dos vereadores e, não concorda de prefeito ficar jogando os vereadores contra a população. Ainda finalizou, que há muitas ruas a ser feito calçamento, que se tiver algum cidadão contrário a sua gestão, não deixe de fazer melhorias nas ruas.

Finalizando a sessão, o presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) recordou que participou ativamente da discussão da obra de asfalto em São Sebastião em Audiência Púbica e aqui na Câmara mas, alertou o líder do prefeito que alguém esta lhe enganando pois, os vereadores da situação estão acompanhando pelo site da Caixa Econômica e este projeto não foi aprovado pela agência bancária. Espera que não tenha votado a toa e torce  que a obra saia do papel. Com relação a incentivo ao produtores de silagem, falta vontade do prefeito pois não mandou nenhum projeto para beneficiar agricultores de forma coletiva e, ainda julga inadmissível um trator estar na Praça enquanto, muitos esperavam que estivesse auxiliando na silagem ou fosse a leilão, 70% dos produtores do município aguardavam para comprar pois é um ótimo trator.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam