Câmara de Ibiam intensifica votação de projetos na proximidade do recesso de fim de ano

Sessão ordinária semanal foi realizada na terça-feira (19)

Os vereadores de Ibiam sob a presidência de Sérgio Antonio Ramos (PSDB) reuniram-se para sessão ordinária semanal na noite dessa terça-feira (19).

Na oportunidade foi apresentado Requerimento 042/19 que traz em seu conteúdo moção pela aprovação da minuta de relatório redigida pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), na Comissão Especial que trata da PEC 015/15 que torna permanente o Fundeb. Quem pede são os vereadores da bancada de situação, Mauri Dissegna (PT), Irineu Salvadori (PDT), Sélio Raizer (PP) e Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP). O requerimento foi aprovado por unanimidade.

A pedido do presidente, vereador Sérgio, o relator da Comissão Especial emitiu parecer do Projeto de Lei Complementar 097/19, que autoriza aumento real de salário aos ocupantes de cargo efetivo de servente e agente de serviços gerais da Prefeitura de Ibiam. Os integrantes da comissão foram todos favoráveis.

O relator da Comissão Especial emitiu o parecer do Projeto de Resolução 003/19 que dispõe sobre o Controle Interno no âmbito da Câmara de Vereadores de Ibiam. No qual os membros Sélio Raiser (PP), Irineu Salvadori (PDT) e Clodomir Parise (MDB) foram contrários.

Ainda houve o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento relacionados  aos Projetos de Lei 720/19 (estima receitas e despesas de Ibiam 2020) e 721/19 (que trata sobre  financiamento de asfalto rural perante a Caixa Econômica Federal).

O presidente ainda encaminhou á Comissão de Constituição, Legislação e Justiça o Projeto de Lei 722/19, que reconhece responsabilidade civil por dano material e autoriza o ressarcimento.

 

 Na Ordem do Dia :

a)1ª discussão e votação do Projeto de Lei 721/19 que  autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto á Caixa Econômica Federal  (CEF), com garantia do FPM ou garantia da União. Sendo aprovada por 5 x 3 com votos contrários de Clodomir Parise (MDB), Miguel Felicetti (MDB) e Josimar Tesck de Oliveira(MDB).

b)1ª discussão e votação do Projeto de Lei complementar 097/19 que autoriza conceder aumento real de salário aos ocupantes de cargo efetivo de servente e agente de serviços gerais do Poder Executivo e dá outras providencias. Aprovado por unanimidade.

c)Quanto a discussão e votação do Projeto de Resolução 003/19 que dispõe sobre o Controle Interno no âmbito da Câmara de Vereadores de Ibiam o vereador Mauri Dissigna (PT) pediu vista para analisar o conteúdo do projeto.

 

Aberta a Palavra Livre Clodomir Parise (MDB) explicou que foi contrário no parecer do Controle Interno mas, julga necessário as adequações que menciona o projeto.

Irineu Salvadori (PDT) diz que foi até a escola para conferir sobra a merenda e constatou que há alimentação diferenciada para quem tem intolerância a lactose. Não tem cardápio fraco como comentando em sessão anterior e sugeriu ao colega vereador que abordou o tema que visite a escola antes de falar em tribuna. Irineu lamentou a quebra de vidro de patrola do município ao meio dia de segunda-feira (18), atitude que define como banditismo. Finalizou lembrando que quinta-feira (21) as 13h30 haverá visitas as propriedades do programa gado de corte.

Mauri Dissigna (PT) agradeceu o apoio na aprovação da Moção do novo Fundeb, convidou para 2ª mostra de danças de Ibiam no próximo sábado (23), lembrou que já esta sendo preparado os enfeites e programação de Natal, eventos segundo o vereador servem para enaltecer Ibiam. Mauri destacou que melhorias nas estradas do interior com cascalhamento e lamentou vandalismo em máquina pública . Ao encerrar sua fala, pediu aos colegas para que o debate no plenário seja sobre projetos que melhore a arrecadação pois, o que a população comenta somente sobre negativismo nos discursos. A observação não visa questionar os colegas mas, refletir sobre suas condutas no plenário que refletem na imagem da Câmara e do município.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) comentou da visita da deputada federal Caroline Detoni (PSL) no Museu da Vitivinicultura o qual é fruto de convite realizado em recente viagem a Brasília/DF. Ressaltou a importância do acesso ao museu pois, trecho fica dentro do território de Ibiam e, qual a imagem que fica para os visitantes? Afirmou que, após a visita da deputada, em breve haverá anúncio de algo interessante para Ibiam. Com relação a merenda, não foi na escola quando tomou conhecimento das informações dos pais mas, falou com a diretora da unidade de ensino o qual uma comissão já debate melhoras  na merenda, ressaltou que não disse que falte alimento e, que cabe a nutricionista e a direção definir sobre o cardápio.

Finalizou, comentando que conversou pessoalmente com o Secretário de Obras sobre os prejuízos causados com caçamba da prefeitura, onde algumas pessoas ainda estão sem acesso ao telefone fixo. Diz que vai aguardar as confirmações do Secretário para se manifestar em sessão. Concluiu, recordando que quem o conhece sabe de seu caráter e postura, que é mesmo dentro e fora da Câmara.

A reunião encerrou com a convocação para a sessão extraordinária nesta quarta-feira (20), ás 19h, para deliberar sobre os Projetos de Lei 721/19, Projeto de Lei Complementar 097/19  e Projeto de Resolução 003/19.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam
Comentários
Carregando...