Biólogo registra leões-baios em Caçador, incluindo um filhote

Câmeras estão instaladas na unidade de Conservação da Floresta Nacional de Caçador.

Dois leões-baios, incluindo um filhote, também conhecidos como pumas, onça-parda ou suçuaranas, foram registrados por câmeras no município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Os equipamentos estão instalados na Unidade de Conservação da Floresta Nacional de Caçador, que é gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

No total são três imagens, registradas nos dias 5, 6 e 8 de julho. Todas durante a noite e madrugada. Além da boa notícia do flagra em si de dois leões-baios, em uma das imagens também aparece um filhote de leão baio.

As câmeras foram instaladas pelo biólogo Anderson Copini. A ação faz parte da pesquisa de mestrado do pesquisador, pois ele investiga a Conservação de mamíferos carnívoros na Unidade de Conservação da Floresta Nacional de Caçador e propriedades rurais confrontantes.

Até agora, além dos pumas, as câmeras já flagraram outros animais, como o Graxaim ou Cachorro do Mato e o gato do mato.

No ano passado, a Ong Gato-do-Mato, que tem como presidente o próprio biólogo, foi acionada por um morador do interior de Caçador, em função da desconfiança da presença de leão baio na propriedade. Naquela ocasião, dois cachorros haviam sido mortos e um terceiro ficou ferido. Porém, nada foi encontrado.

O biólogo Anderson Copini, destaca que a presença desse tipo de animal já foi flagrada em outras ocasiões em Caçador.

 

Fonte: Juciele Baldissarelli/Rádio Caçanjurê/RBV Notícias


ASSISTA A MAIS VÍDEOS DO RBV NOTÍCIAS

Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. Salve portanto em seus contatos o WhatsApp do RBV Notícias e envie uma mensagem: (49) 99129-4258.

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, Tangará, Capinzal e de quase 50 municípios em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Barriga Verde, Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Para outras informações continue navegando pelo Portal RBV.

 

Fonte: RBV Rádios
Foto: Divulgação