Assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Tangará

Segunda sessão ordinária do mês de setembro foi realizada na noite de segunda-feira (13).

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (13) a segunda sessão ordinária do mês de setembro. Quatro projetos deram entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei nº 045/2021 “DISPÕE SOBRE SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Projeto de Lei nº 046/2021 “AUTORIZA EFETUAR CONCESSÃO DE USO DE IMÓVEL QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Projeto de Lei nº 047/2021 “DISPÕE SOBRE POSTURAS, ORGANIZAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA PELOS AGENTES QUE EXPLORAM OS SERVIÇOS DE ENERGIA ELÉTRICA E DE TELECOMUNICAÇÕES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Vereador Andrey Wilson Alberti.

Projeto de Lei nº 048/2021 “ACRESCENTA PARÁGRAFO AO ART. 1º DA LEI Nº 2.488, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Na ordem do dia da sessão foi aprovado em segunda e última por unanimidade o Projeto de Lei nº 044/2021 “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA FIBROMIALGIA, AUTORIZA O ATENDIMENTO PREFERENCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Vereador Márcio Antonio Meyer.

Na palavra livre o Vereador Andrey Alberti parabenizou a Administração Municipal pela organização dos processos seletivos que aconteceram esse ano, sendo todas as inscrições feitas através de forma online e organizadas, não havendo aglomeração. Andrey pede o encaminhamento de ofício ao Poder Executivo solicitando para que seja feito um estudo de viabilidade para fazer a instalação de placas solares nos prédios e estruturas pertencentes do município, ajudando na economia de energia a longo prazo. O Vereador também solicita que seja enviado um ofício para a Secretaria de Educação, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer para que seja feita uma campanha de conscientização ou movimento de limpeza na subida do Morro Agudo, pois há uma grande quantidade de lixo nas laterais da estrada. Andrey também solicitou outro ofício ao Executivo Municipal para que se possível faça remoção do relógio digital da praça, devido a sua não utilização por estar com defeito. O Vereador solicitou o envio de ofício para a Escola de Educação Básica Mater Salvatoris, convidando os alunos para que compareçam em uma Sessão Legislativa respeitando os protocolos do Covid-19, sendo no máximo 20 pessoas, para mostrar realmente o dia a dia de um Vereador e como é que funciona uma sessão. Andrey também comenta que seu segundo projeto enviado para a Casa Legislativa entrou nesta sessão e ele visa a melhoria das fiações de telefonia e internet que existem na cidade que estão deixando a cidade com uma poluição visual.

O Vereador Valdacir Andres contribuiu com a fala do Vereador Andrey na questão dos lixos no acesso ao Morro Agudo e comentou sobre o descaso com a questão da velocidade dos veículos e motos que transitam naquela estrada. O Vereador também comenta sobre o evento que o Mater Salvatoris organizou neste último sábado, realizando um bingo online para arrecadação de fundos e pediu que juntamente no convite seja também parabenizado todos os professores, direção e todos os envolvidos pelo evento.

A Vereadora Neiva Kerwal pediu o encaminhamento de um ofício ao Poder Executivo para que seja feita melhorias na estrada da Comunidade da Bracatinga, pois próximo ao cemitério tem um tubo trancado. A Vereadora também pede outro ofício ao Executivo para que seja vista a situação de dois moradores do Bairro Bela Vista, na Rua Boa Vista, pois tem um tubo trancado também e está tendo uma infiltração de água e esgoto na residência do Senhor Placete Carlesso e o Senhor Valentim Pocera.

O Vereador Roberto também explanou sobre o problema na Rua Boa Vista, sendo que o Vereador foi até na casa desses dois senhores para avaliar a situação, sendo esse um problema de saúde pública, pois há infiltração de esgoto dentro da casa, e pede que essa adversidade seja resolvida o quanto antes.

O Vereador Waldir Misturini solicitou um encaminhamento de ofício ao Poder Executivo para que fosse vista a possibilidade de mudança de faixa amarela na Rua Albino Menoncin, pois alguns moradores gostariam que a faixa amarela naquela via fosse só nas garagens, devido a rua ser larga e assim facilitaria o tráfego para esses munícipes. Waldir também pede para que seja feita uma lombada perto do Bar do Pipoca, pois quem vem para Tangará sentido Joaçaba trafegam em alta velocidade, e os moradores da Rua Julio Fuganti não tem uma boa visão do trânsito, o que gerou nesses dias um acidente neste local.

O Vereador Roberto Rampon comentou que não esteve presente na última sessão na semana da pátria e deixou hoje um dizer a respeito das manifestações: “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”, afirmou. Roberto também parabenizou os brasileiros, independentemente de partido político, religião ou classe social que foram às ruas no 07 de Setembro, em especial aos tangaraense que foram com ele a Brasília manifestar pacificamente pela liberdade e eleições transparentes.

A Presidente da Casa, Maria Miria Rambo, no uso da palavra agradeceu os representantes do grupo da educação do município de se fazem presentes na sessão de hoje e agradeceu o Senhor Antonio Marcos Tressoldi, Vereador do Município de Ibicaré e Presidente da União de Vereadores do Meio Oeste Catarinense e ao Senhor Dilceu José Leite, também vereador de Ibicaré pela presença. Maria comenta que foi procurada por um grupo de professores para que fosse levantada em sessão a pauta acerca de reajuste e concessão de prerrogativas aos professores municipais, sendo assim, solicitou o encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal para que seja estudada a viabilidade financeira e legal de se conceder aos professores os seguintes benefícios: reajuste do piso salarial, concessão de licença-prêmio, regência de classe, notebook aos professores, adicional de mais uma letra aos professores efetivos, adicional de pós-graduação aos ACT e plano de saúde aos profissionais. A Presidente solicita para que seja formado um grupo de representantes para posteriormente participarem de uma reunião no gabinete do Prefeito Municipal, onde serão apresentadas as demandas do setor. Maria Miria comenta que nesta semana o Prefeito estará em reunião com a participação de representantes da Celesc para falar acerca de projetos em andamento na região e solicita encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal para que se possível indague-os acerca dos projetos que estão em andamento para expansão de energia trifásica no interior do município. A Presidente também solicita encaminhamento de ofício para a Administração pedindo que sejam avaliadas e corrigidas todas as bocas-de-lobo que estejam danificadas ou em desnível com a rua em toda área urbana do município. Por fim, Maria salientou que a respeito da limpeza no trecho que segue até as Duas Pontes foram feitas as podas das árvores, mas que ainda está sendo aguardada a limpeza, pois estão caindo muitos materiais para dentro da passarela dificultando a passagem dos pedestres.

Nada mais havendo a Presidente Maria Miria Rambo encerrou a presente sessão e convocou os Vereadores para a próxima, marcada para o dia 20 de setembro às 19h00.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará