Assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Tangará

Primeira sessão ordinária do mês de agosto foi realizada de forma remota na segunda-feira (03)

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (03) a primeira sessão ordinária remotamente no mês de agosto. Um projeto deu entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei nº 032/2020 “DISPÕE SOBRE SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Na ordem do dia foi aprovado em primeira votação por todos os Senhores Vereadores o Projeto de Lei nº 029/2020 “ACRESCENTA PARÁGRAFO A LEI Nº 1.517, DE 01 DE OUTUBRO DE 2001”.

Na palavra livre o Vereador Gilvanio Pontel pediu que fosse encaminhado um ofício ao Poder Executivo para que fosse feito um serviço de desentupimento de bueiros na estrada que dá acesso ao Morro Agudo, pois nos dias de chuva forma-se uma espécie de lagoa naquele local, a localização é próxima aos eucaliptos do Dr. Flávio Luís Dell’Antônio. Pontem também solicitou ofício à Secretaria de Saúde do Município de Tangará, Hospital Municipal Frei Rogério e Hospital São Lucas para parabenizar a todos os profissionais que atuam no Setor da Saúde, pois no dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. O Vereador comenta que essa data surgiu para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar do próprio corpo tanto no seu aspecto físico quanto mental e que essa data é comemorada nesse dia porque em 05 de agosto de 1872 nascia o nome importante no combate as epidemias brasileiras: Oswaldo Cruz, médico, sanitarista e epidemiologista brasileiro que teve posição central no enfrentamento das epidemias no século 20, tudo através da implementação de medidas sanitárias para combater, por exemplo, a peste bubônica, a febre amarela e a varíola, sendo responsável pela criação da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que anunciou recentemente que deve começar a produzir a vacina contra a Covid-19 em dezembro deste ano. Por fim, o Vereador considera mais do que justo homenagear os profissionais da saúde neste dia, pois são verdadeiros heróis em meio à essa pandemia e merecem toda nossa consideração e respeito.

A Vereadora Maria Miria Rambo solicita o encaminhamento de ofício à Administração Municipal e a Secretaria da Saúde para que se faça um estudo de viabilidade de atendimento a usuários de planos de saúde nas instalações do Hospital Municipal Frei Rogério, pois dessa forma as pessoas ligadas a planos de saúde poderiam usufruir dos benefícios do hospital através de consultas, exames e internamentos, principalmente nesse período de pandemia evitando o deslocamento para outros municípios. A Vereadora comenta que essa prática foi possível em anos anteriores sendo necessário ver a viabilidade legal do retorno desses atendimentos, além disso, a Vereadora solicitou um outro ofício ao Poder Executivo para que seja regulamentada a lei nº 2.257 de setembro de 2015, atendendo o que especifica o artigo 6º da mesma. Maria Miria solicita ofício aos órgãos envolvidos no controle da pandemia a fim de que orientem as empresas que possuem vendedores externos e que se deslocam para a área rural do município ou municípios vizinhos para que façam uso de máscaras e demais cuidados em suas vendas no interior, pois os agricultores estão cada vez mais preocupados e temerosos em relação ao contato com pessoas de outras localidades.

A Vereadora Zeila Albiero pediu que fosse encaminhado um ofício ao Executivo Municipal solicitando primeiramente que seja analisada a possibilidade de conceder adicional de insalubridade para as agentes comunitárias de saúde, pois elas estão expostas colocando-se em risco em benefício de outras pessoas, pois estão sempre em contato com outras pessoas com vários tipos de doenças e agora também o Covid-19. Zeila ainda afirma que as Agentes de Saúde são a base que identifica o foco principal, pois vão até as residências das pessoas e inicialmente identificam o problema para que seja encaminhado até a Unidade de Atenção Básica. A Vereadora também solicita um ofício ao Executivo e a Secretaria de Obras para que fosse atendida uma solicitação feita há um bom tempo pelo dono da empresa Rhoden Madeiras, pois precisa-se urgentemente que sejam colocadas algumas cargas de cascalho no pátio da empresa acima citada, pois com as fortes chuvas formou-se muita lama e está dificultando a entrada de caminhões para descarga nesta empresa.

Nada mais havendo o Presidente Pedro Andrea Thomé encerrou a presente sessão e convocou os Vereadores para a próxima que será de modalidade remota, marcada para o dia 10 de agosto às 19h00.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará