Assuntos debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Tangará

Terceira sessão ordinária do mês de junho foi realizada remotamente na noite desta segunda-feira (15)

A Câmara de Vereadores de Tangará realizou na noite desta segunda-feira (15) a terceira sessão ordinária remotamente no mês de junho. Um projeto deu entrada na Casa Legislativa:

Projeto de Lei nº 027/2020 “DISPÕE SOBRE A ANULAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”.

Na ordem do dia foi realizada a segunda e última votação do Projeto de Lei nº 026/2020 “DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA QUE ESPECIFICA”, sendo aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Na palavra livre o Vereador Gilvanio Pontel solicitou um ofício ao Executivo Municipal para que se faça a contratação de um profissional veterinário, pois somos sabedores que tínhamos todo um atendimento na área rural, o convênio da Unoesc em Campos Novos sendo que no ano de 2019 foram feitas 100 castrações nesta modalidade sem considerar na ajuda de divulgação dos mutirões de castração através da Causa Animal, portanto, essa solicitação se faz necessária pela grande necessidade do referido profissional. Pontel ainda aproveitou a oportunidade para encaminhar um ofício para o Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIMCATARINA) que na data do dia 18 de setembro de 2019 assinaram convênio com o governo do Estado de Santa Catarina chamado Projeto Recuperar, feito para a manutenção das rodovias estaduais e no primeiro momento seria para atender 64 municípios que estão contemplados dentro desse projeto. O valor desse investimento é superior a 2,5 milhões por mês nesse primeiro contrato, porém o Vereador gostaria de questionar já que é um serviço de manutenção o mesmo não está sendo executado do melhor modo, pois  necessita  de limpezas das sarjetas em especial entre Tangará e Videira, pois ali existem pedras e terras misturada com grama, que obstrui o fluxo de água e todos nós sabemos que o maior vilão para o asfalto é a água da chuva na pista de rolamento. Por fim, o Vereador gostaria que fosse dado o retorno porque já estamos no mês de junho de 2020 e essa manutenção não está sendo feita da maneira como deveria ser.

A Vereadora Zeila Albiero comentou que acredita que seja de conhecimento dos Senhores Vereadores a possível construção de uma usina hidrelétrica na área urbana do nosso município, porém precisamos considerar algumas questões que podem afetar o nosso município com esta usina, por exemplo questões ambientais e de saúde pública. Haveria uma grande mudança natural, pois nosso esgoto é escoado no rio e o rio passa pelo centro da cidade e a vazão não é mais conformes dados de estudos antigos apontava. A Vereadora sugere que seja elaborada uma ação em não concordância ou moção de repúdio a construção da usina em nossa cidade.

A Vereadora Maria Miria Rambo pede que seja encaminhado ofício a Administração para que seja revisto um trabalho que foi feito na Rua Bruno Terebinto, na questão da tubulação abaixo da boca de lobo que foi reestruturado, pois sofreu um afundamento de solo novamente e as pedras de paralelepípedos estão também saindo do lugar onde foram realocados; outra solicitação é na Rua Ademar de Barros entre o Bar do Remi e o barracão de máquinas do Sandro seja retirada uma pequena barreira que caiu sobre a calçada, essa barreira está impedindo o deslocamento das pessoas com segurança. Maria Miria também gostaria de reforçar um pedido já feito em sessão anterior para que seja desviado aquela água que cai sobre a calçada durante todo ano nos períodos de mais seca é pouca quantidade, porém nos dias de chuva dias após as chuvas fortes essa água persiste em cima da calçada e coloca em risco a vida das pessoas que descem da calçada para ocupar o asfalto, ficando assim vulneráveis acidentes.

Nada mais havendo o Presidente Pedro Andrea Thomé encerrou a presente sessão e convocou os Vereadores para a próxima que será de modalidade remota, marcada para o dia 22 de junho às 19h00.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará