APAE Tangará celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

No mês de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, o objetivo da semana é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

O tema deste ano é: “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Em tempos de Pandemia, a APAE de Tangará vem desenvolvendo um trabalho de forma remota com os alunos e familiares, através de grupos de WhatsApp. Direção, professores e profissionais da saúde estão diariamente disponibilizando sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em casa com objetos e materiais que as famílias dispõe.

Começamos com as orientações e aulas à distância em 1º de abril e seguimos dessa forma até o retorno presencial de nossos alunos. Simone Conte, psicóloga da APAE explica sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com os alunos.

 

 

Simone também fala sobre o Agosto Laranja, mês alusivo à Prevenção das Deficiências, onde a APAE está divulgando informações através das redes sociais com orientações de Prevenção.

 

 

Fonte: Jornalismo Tangará AM
Foto: Divulgação